Serviço de Reabilitação

Serviço de Reabilitação

Serviço de Reabilitação

O conceito de reabilitação está associado à incorporação do bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito. É considerado como um processo, no qual diversos profissionais devem estar envolvidos: o médico, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional, o educador físico ou qualquer outro profissional de saúde empenhado na melhoria da qualidade de vida do paciente.

A reabilitação tem os seus principais enfoques na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da incapacidade. Assim, volta-se não apenas à doença e suas causas, mas também aos efeitos e consequências da doença na vida do indivíduo. Visa possibilitar que o paciente atinja o máximo de seu potencial funcional, psicossocial e vocacional para retomar da melhor forma possível a sua rotina familiar e profissional. Para esta delicada tarefa, o Serviço de Reabilitação do HCor conta com uma equipe multiprofissional especializada e integrada.

O Serviço de Reabilitação do HCor desenvolve um programa individualizado para coordenar toda a assistência, de modo que os resultados sejam focados em intervenções que otimizem as atividades e a participação das pessoas atendidas.

Um processo de avaliação direciona a abordagem do tratamento de acordo com as necessidades e os resultados esperados para cada pessoa, ou seja: desenvolver a assistência com base na necessidade de cada um.

O HCor dispõe de inúmeros programas de reabilitação, que incluem abordagem de afecções cardíacas, respiratórias, neurológicas, ortopédicas, entre outras iniciativas voltadas à promoção da saúde e à melhora da qualidade de vida. Dispõe também de programas direcionados a atletas e àqueles que desejam iniciar ou aprimorar a prática de atividade física, bem como pacientes com distúrbios de peso.

Unidades