• Avaliação de Desmaios / Síncopes - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Avaliação de Desmaios / Síncopes

    Avaliação de Desmaios / Síncopes

    Avaliação de Desmaios / Síncopes

    A perda de consciência transitória, também chamada de desmaio ou síncope, é uma das alterações de mais difícil diagnóstico em medicina, além de trazer consigo uma série de preocupações, pois muitos pacientes podem apresentar um desmaio e não voltarem mais à consciência ou recuperarem após sofrerem graves sequelas irreversíveis. Para completar o quadro, a síncope pode ocorrer desde os primeiros anos de vida até na fase idosa, devido a inúmeros fatores.

    A maior parte dos casos de síncope está relacionada a alterações do ritmo cardíaco e são passíveis de diagnóstico e tratamento. Muitos exames foram criados para identificar as causas de síncopes, permitindo sua comprovação e identificação dos indivíduos de alto risco.

    Descobrir o motivo pelo qual ocorre a síncope, além de permitir seu tratamento, tranquiliza o paciente e a família pois ambos aprendem a controlar os episódios que deixam de ser uma ameaça constante na vida.

    Muitos pacientes com síncopes que eram tratados com anticonvulsivantes, hoje já identificaram a real causa passando a fazer o tratamento correto, sem novos episódios e sem os efeitos colaterais dos medicamentos para controle de convulsões.

    Exames simples como o eletrocardiograma, o Holter, o Teste Ergométrico e o Ecocardiograma já permitem uma estratificação bastante apurada dos casos de síncope. Casos mais específicos poderão necessitar do Tilt-Test, da Cardioestimulação Trans-Esofágica, do Web-Looper e até do Estudo Eletrofisiológico Invasivo chegando-se a mais de 98% de índice de identificação da causa dos desmaios.

    Tratamentos modernos como a Ablação por Radiofrequência, a Cardioneuroablação e até implante de marca-passos e desfibriladores completam o arsenal terapêutico para o tratamento desse grave problema de saúde.

    Todos estes recursos diagnósticos e terapêuticos estão contemplados no site da SEMAP de forma bem simples para servir de orientação aos pacientes.

    Voltar

    Unidades