• CETE - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    CETE

    CETE

    Qual exame você procura?

    CETE

    Idealizada e desenvolvida pelo Serviço de Arritmias do HCor, a Cardioestimulação Transesofágica – CETE é amplamente utilizada para identificação de arritmias supraventriculares (com incidência na parte superior do coração), mas também pode ser utilizada na reversão de uma taquicardia supraventricular sustentada (aumento súbito da frequência cardíaca) e no estudo das bradiarritmias (coração lento).

    A CETE é indicada para casos de:

    • Pacientes com tonturas ou síncopes sem diagnóstico definido;
    • Pacientes com palpitações ou taquicardias ainda sem diagnóstico;
    • Pacientes com suspeita de disfunção do marca-passo natural;
    • Reversão de taquicardia supraventricular sustentada.

    Como é feito

    O procedimento consiste em introduzir um fino eletrodo de silicone pelo nariz do paciente, através do qual se monitora a atividade elétrica do coração, registrando os batimentos cardíacos.

    Além do monitoramento, é possível estimular o coração, conectando esse eletrodo a um estimulador especial (Cardioestimulador Transesofágico) e o registro é feito por meio de um eletrocardiograma computadorizado. Os dois equipamentos também foram idealizados e desenvolvidos pelo Serviço de Arritmias do HCor.

    Preparo e contraindicações

    Para a realização da CETE, não é necessária internação. O exame é feito no ambulatório por um médico especialista e o paciente é liberado logo após o exame, podendo alimentar-se normalmente após o procedimento, que dura em média 30 minutos. É necessário apenas que o paciente esteja em jejum por 4 horas antes do exame. Os usuários de medicações antiarrítmicas devem consultar o médico sobre a possibilidade de suspender a medicação para não interferir no resultado do exame.

    Durante o procedimento, os portadores de taquicardia poderão apresentar uma arritmia controlada, induzida pelo sistema, sendo imediatamente registrada e revertida pelo próprio equipamento, permitindo assim o seu diagnóstico preciso.

    O Serviço de Arritmias do HCor, que engloba os serviços de eletrofisiologia e marca-passos, é o mais completo do país. Abrange o tratamento tanto das bradiarritmias (coração com batida mais lenta) como das taquiarritmias (coração anormalmente acelerado), auxiliando no retorno do batimento cardíaco à sua condição normal, utilizando a mais alta tecnologia existente na atualidade nos maiores centros do mundo.

    Um dos grandes diferenciais deste serviço é a larga experiência no diagnóstico e tratamento de arritmias nas crianças, desde a vida intrauterina até a adolescência e por toda a vida, permitindo um acompanhamento seguro desses pacientes.

    Selecione o tipo de exame:

    Unidades