• Colonoscopia - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Colonoscopia

    Colonoscopia

    Qual exame você procura?

    Colonoscopia

    Colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal. Para isso, utiliza-se um endoscópio. O aparelho é introduzido pelo ânus e consiste em um fino tubo flexível – de aproximadamente um metro de comprimento – que possui luz própria, circuitos eletrônicos e uma microcâmera na ponta. O endoscópio também permite a realização de procedimentos como a remoção de pólipos, hemostasias, correção de varizes, biopsias ou simplesmente a introdução de medicamentos no organismo do paciente, já que ele também permite a passagem de substâncias líquidas ou de pequenos instrumentos próprios para a coleta de tecidos.

    Como é feito

    Para realizar uma colonoscopia, o paciente é posto deitado sobre o seu lado esquerdo em uma maca. Depois de leve sedação, sempre realizada por um anestesista no HCor, o interior do cólon é acessado através do tubo endoscópico introduzido pelo ânus. Geralmente, o exame é realizado em regime ambulatorial, sem a necessidade de internação, e é rápido – dura de 20 a 30 minutos. Além de sua eficiência para a obtenção de diagnósticos, a colonoscopia também permite realizar biópsias da mucosa, corrigir pequenos sangramentos e retirar eventuais pólipos intestinais. O exame é inócuo e não ocasiona dor. Geralmente, é aplicada uma sedação ligeira para deixar o paciente mais calmo e colaborativo. Apenas no caso de crianças abaixo dos quatro anos de idade é que uma anestesia geral superficial pode ser aplicada.

    Como se preparar

    Para se preparar para o exame, o cólon deve estar limpo de fezes e resíduos alimentares, o que exige um preparo prévio. O indivíduo precisa fazer uma dieta líquida nas 24 horas que antecedem o exame. Também é recomendado o uso de laxativos e de um tipo de açúcar conhecido como Manitol conforme orientação médica. Em casos bastante raros, a fase de preparo para o exame também pode envolver uma lavagem intestinal. Enquanto o endoscópio é introduzido, pequenas quantidades de ar são injetadas dentro do intestino para melhorar a visualização, o que pode causar cólicas após o procedimento.

    Alguns dos medicamentos que o paciente possa utilizar antes do exame também precisam ser suspensos por um período de 48 a 72 horas. Limitações ou condições especiais de saúde também devem ser sempre informadas ao médico. O paciente deve fazer o exame sempre acompanhado por um adulto, já que os sedativos podem deixá-lo sonolento. Por isso, não é recomendável que ele dirija ou volte a trabalhar logo que sair do hospital.

    Para que serve

    A colonoscopia é importante para identificar, tratar e prevenir problemas, como câncer, pólipos, entre outras doenças intestinais, que costumam acometer principalmente pessoas acima dos 50 anos. Ela permite, por exemplo, a avaliação da mucosa do intestino grosso – onde o câncer intestinal geralmente começa. Possibilita também a coleta de material para a biópsia, a própria retirada de pólipos, a descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de sangramentos.

    Selecione o tipo de exame:

    Unidades