Ergometria

Ergometria

Qual exame você procura?

Ergometria

Teste Ergométrico

A medida do nível de capacidade física é hoje uma das mais importantes informações preventivas em diversas áreas da medicina, não apenas para cardiologia, e o teste ergométrico é capaz de fazer esta avaliação.

É um exame que consiste na aplicação de um esforço físico com incremento progressivo na intensidade de exercício, em esteira ou bicicleta. Durante o exame, são realizados acompanhamentos contínuos do comportamento do eletrocardiograma, da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da capacidade física. A probabilidade de alguma complicação cardíaca grave durante o teste ergométrico é extremamente rara, porém, não é nula. Devido a isso, o teste ergométrico deve ser realizado por um médico qualificado e especializado nessa área.

Para que serve

Este exame é realizado para diagnosticar e avaliar doenças, como:

  • Entupimento das artérias do coração;
  • Problemas nas válvulas, enfraquecimento do músculo do coração;
  • Doenças congênitas;
  • Alterações do ritmo cardíaco e avaliação da capacidade;
  • Também auxilia na orientação de atividades físicas.

Como é feito

O teste ergométrico está disponível no HCor Diagnóstico (unidades Paraíso e Cidade Jardim) e pode ser realizado em qualquer pessoa capaz de correr sobre a esteira ou pedalar em bicicleta, independentemente da idade. Pacientes com menos de 18 anos deverão estar acompanhados por pessoa maior responsável legal.

Antes do início do exame, o paciente deve permanecer por alguns minutos em repouso. O paciente deverá se exercitar até o máximo de cansaço que puder suportar, contudo, o exame será interrompido quando o médico julgar necessário, e em presença de eventuais alterações clínicas, nível de cansaço, alterações dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

É importante saber que, a pedido do paciente, o exame poderá ser interrompido a qualquer momento, porém, lembramos que, neste caso, a interrupção precoce do exame pode não oferecer as informações desejadas pelo médico solicitante. Após o fim do exercício, a avaliação médica deve se estender por alguns minutos até o retorno às condições anteriores ao teste. A duração total do exame é de cerca de 30 minutos.

Preparo e contraindicações

Não é recomendado realizar este exame na presença de infecções (ex.: gripe, febre), bem como em jejum, pois podem interferir na avaliação da capacidade física. Embora a realização de exercício seja recomendada durante a gravidez, o teste ergométrico só deve ser realizado em situações especiais.

Para que se possa ter uma boa qualidade do eletrocardiograma, a pele do peito onde são colocados os eletrodos deve ser preparada por meio de depilação e limpeza com gaze e álcool. Por esse motivo, o paciente não deve tomar sol no peito durante cinco dias após o exame, para evitar queimaduras na pele.

É natural que, durante o teste ergométrico, o paciente tenha a sensação de cansaço e que ocorra aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Contudo, pessoas com doença cardíaca poderão manifestar ou evidenciar sintomas, como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço desproporcional ao nível de esforço aplicado e outros, de acordo com o seu problema.

Como em qualquer exame médico, somente será realizado mediante pedido do médico. Não é necessária uma preparação específica, mas algumas recomendações são importantes: não fazer o exame em jejum, não fumar por três horas antes do exame, não fazer uso de bebidas alcoólicas ou ir à academia no dia do exame. É importante salientar que o paciente deverá utilizar roupas e calçados confortáveis para a realização do exame como agasalho esportivo ou calção e tênis de corrida. A recomendação de tomar ou não medicamentos no dia do exame fica a critério do médico que o solicitou.

Selecione o tipo de exame: