• Holter - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Holter

    Holter

    Qual exame você procura?

    Holter

    Nas arritmias cardíacas, nem sempre é possível detectar algum problema em curtos espaços de tempo. Para resolver esse entrave, existe o sistema Holter, que monitora o paciente realizando a gravação de um exame eletrocardiograma portátil, de maneira contínua, no período de 24 horas até 168 horas (7 dias).

    Para que serve

    O Holter é indicado na avaliação cardiológica geral e pode ser utilizado adicionalmente no estudo de:

    • Distúrbios do ritmo cardíaco;
    • Bloqueios cardíacos;
    • Comportamento do coração durante atividades físicas;
    • Isquemia transitória (doença nas artérias do coração);
    • Resposta aos medicamentos;
    • Comportamento dos marca-passos e desfibriladores;
    • Comportamento do intervalo QT (síndromes genéticas e intoxicações);
    • Comportamento do sistema nervoso autônomo.

    Como é feito

    O exame pode ser realizado no HCor Diagnóstico (unidades Paraíso e Cidade Jardim) e tem início com a instalação do microgravador de Holter no paciente, feita por meio da colocação de eletrodos adesivos ao corpo em pontos específicos do tórax. Podem ser 5, 7 ou 10 eletrodos, dependendo do tipo do exame realizado. O paciente recebe também um diário para anotar as principais atividades do dia e os eventuais sintomas sentidos no período em que está sendo monitorado.

    Após a instalação, o paciente é liberado para seguir sua rotina diária normal e todo comportamento da atividade elétrica do coração no período da monitoração ficará registrado no gravador e será a matéria-prima básica para a avaliação médica.

    A análise e interpretação do exame são realizadas em computadores dedicados, com softwares específicos de última geração e por médicos especializados, que emitem relatórios detalhados dos registros. A gravação é contínua, e assim, qualquer alteração pode ser detectada, mesmo que o paciente não apresente sintomas prévios.

    Preparo e contraindicações

    Os antigos aparelhos gravavam as informações em fitas cassete e os aparelhos utilizados atualmente registram tudo em flashcard (cartões de memória). O Serviço de Arritmias do HCor está equipado com gravadores digitais de última geração e extremamente pequenos e leves. Além disso, não produzem nenhum tipo de ruído, por não serem fabricados com partes mecânicas. Não há preparo específico e nem contraindicação para a realização do Holter.

    O Serviço de Arritmias do HCor, que engloba os serviços de eletrofisiologia e marca-passos, é o mais completo do país. Abrange tanto o tratamento das bradiarritmias (coração com batida mais lenta) quanto o das taquiarritmias (coração anormalmente acelerado), auxiliando no retorno do batimento cardíaco à sua condição normal com o uso da mais alta tecnologia existente na atualidade.

    Um dos grandes diferenciais deste serviço é a larga experiência no diagnóstico e tratamento de arritmias nas crianças, desde a vida intrauterina até a adolescência e por toda a vida, permitindo um acompanhamento seguro desses pacientes.

    Selecione o tipo de exame:

    Unidades