• Holter / Eletrocardiografia Dinâmica - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Holter / Eletrocardiografia Dinâmica

    Holter / Eletrocardiografia Dinâmica

    Holter / Eletrocardiografia Dinâmica

    É um exame que consiste na gravação do eletrocardiograma de forma contínua, durante 24 horas ou até 72 horas. O serviço de arritmias do HCor está equipado com gravadores de última geração, totalmente digitais, capazes de gravar em 03 ou até 12 canais simultâneos, sendo aparelhos extremamente pequenos e leves. Além disso, por não possuírem partes mecânicas, o ruído é nulo, não incomodando mesmo durante o sono.

    A instalação desses aparelhos é realizada através de eletrodos, que são aderidos à pele do paciente (05, 07 ou até 10 eletrodos de acordo com o tipo de exame). Desses eletrodos, saem fios que são conectados ao gravador. O paciente deverá permanecer com o aparelho até completar a gravação (que pode levar 24 ou 48 horas, de acordo com o pedido médico), mantendo todas as suas atividades habituais (comer, trabalhar, dormir), pois o objetivo é que se possa avaliar uma amostra do comportamento do coração do paciente durante o ritmo de vida normal.

    O paciente receberá um diário, onde deverá anotar as principais atividades do dia e os eventuais sintomas, com os respectivos horários que ocorreram. Ao retornar ao HCor, o gravador será desconectado e toda a gravação armazenada no “flashcard” (memória do estado sólido) será transferida para um computador, onde um software fará a pré-análise.

    No serviço de arritmias do HCor, a análise e interpretação do exame é realizada por médicos especializados, sendo em seguida emitido um relatório detalhado o qual deverá ser entregue ao médico que solicitou o exame. Dessa forma, alterações no comportamento do coração poderão ser detectadas, mesmo que não produzam sintomas, possibilitando o tratamento preciso.

    O Holter pode ser utilizado para:

    • Avaliar distúrbios do ritmo cardíaco;
    • Avaliar bloqueios cardíacos;
    • Avaliar isquemia transitória (coronariopatia);
    • Avaliar resposta aos medicamentos;
    • Avaliar o comportamento dos marca-passos e desfibriladores;
    • Avaliar o comportamento do coração durante atividades físicas;
    • Avaliar o intervalo QT (síndromes genéticas e intoxicações);
    • Avaliar o comportamento do sistema nervoso autônomo.

    É possível realizar a última função listada apenas em alguns equipamentos, pois requer um software específico. Todos os laudos do Serviço de Holter do HCor são acompanhados da avaliação do sistema nervoso autônomo, permitindo avaliar melhor a resposta aos medicamentos e o risco de morte súbita nos pacientes que sofreram um infarto. Essa função também é muito utilizada na avaliação da resposta da cardioneuroablação nos pacientes portadores de síncope neurocardiogênica e que se submeteram ao tratamento definitivo.

    Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Central de Agendamento do HCor – Telefone: (11) 3889-3939.

    Voltar

    Unidades