Mamografia

Mamografia

Qual exame você procura?

Mamografia

É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento de raio-X chamado mamógrafo. Ele capta imagens para avaliação dos tecidos mamários, gerando chapas ou imagens digitalizadas semelhantes às do raio-X convencional. Embora seja o exame mais indicado e eficiente para detectar o câncer de mama, ele pode deixar dúvidas e, quando isso acontece, o médico precisa solicitar exames complementares.

Para que serve

Para detectar tumores de mama nas fases iniciais, quando eles ainda têm poucos milímetros e passam despercebidos pelo autoexame. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) indica a mamografia a cada dois anos, em mulheres a partir dos 50 anos. Se houver histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) antes dos 50 anos, o risco da doença é maior e a indicação da mamografia pode ser antecipada. Cabe ao médico fazer uma avaliação personalizada do caso, considerando diversos outros fatores.

Como é feito

Num espaço reservado para o exame, a paciente fica em pé diante do mamógrafo. Com auxílio de uma enfermeira, as mamas são colocadas no equipamento e levemente pressionadas durante alguns segundos para a captação da imagem. Essa pressão gera um desconforto leve a moderado. São captadas, geralmente, três imagens de cada mama.

Preparo e contraindicações

Deve ser evitado o uso de cremes, talco, desodorante e perfumes nas mamas e nas axilas. Recomenda-se agendar a mamografia para pouco após a menstruação, quando a chance de as mamas estarem doloridas é menor.

Mulheres com implante de silicone nos seios ou que tenham passado por episódios anteriores de câncer de mama podem fazer a mamografia. Há contraindicação apenas para gestantes.

Selecione o tipo de exame: