• Medicina Nuclear - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Medicina Nuclear

    Medicina Nuclear

    Qual exame você procura?

    Medicina Nuclear

    Na área de diagnóstico por imagem, a medicina nuclear avalia o funcionamento de diversos sistemas do organismo pelo emprego de substâncias radioativas. Os exames podem ser documentados em filmes e imagens estáticas ou dinâmicas, sendo a cintilografia e a tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT) os principais procedimentos.

    Para que serve

    Para diagnóstico, acompanhamento e auxílio na elaboração do tratamento médico. A medicina nuclear é muito requisitada por clínicos, cardiologistas e cirurgiões, em especial para a abordagem da doença arterial coronária, das neoplasias, da insuficiência vascular cerebral, das demências, da epilepsia, das doenças endócrinas, pulmonares, renais, hepáticas e osteomusculares, entre outras.

    No estudo da aterosclerose coronária, permite estimar o fluxo de sangue que alimenta o músculo do coração e a contratilidade das diferentes paredes deste órgão, mesmo naqueles que já possuem doença conhecida. Exames sem alterações podem evitar outros procedimentos desnecessários.

    Preparo e contraindicações

    Os exames de medicina nuclear são contraindicados para mulheres com suspeita ou gravidez confirmada. O preparo inclui algumas restrições alimentares, por tempo variável, além da suspensão temporária de alguns medicamentos, mas sempre a critério do médico solicitante. As instruções são fornecidas de acordo com o exame indicado.

    Como é feito

    Respeitadas as orientações prévias, administra-se a substância radioativa, na maioria das vezes por via intravenosa, inalação ou oral, sempre dentro do princípio de utilizar a menor quantidade possível de radiação necessária para um estudo de ótima qualidade.

    Após receber a dose, o paciente é deitado em uma maca para que o equipamento possa fazer a leitura dos raios gama emitidos e aquisição das imagens específicas. Habitualmente, o procedimento é indolor.

    Os aparelhos são calibrados e passam regularmente por rígido controle de qualidade conforme normas estabelecidas, sendo devidamente manejados por profissionais habilitados que estão em constante treinamento, como biomédicos e tecnólogos em radiologia, sempre supervisionados pelo médico especialista.

    Selecione o tipo de exame:

    Unidades