Raios-X

Raios-X

Qual exame você procura?

Raios-X

A radiografia, popularmente conhecida como raio-X, é o exame de imagem mais antigo que existe. Atualmente, ele é um dos procedimentos mais realizados nas redes de saúde pública e privada do país. As imagens da radiografia convencional são menos nítidas que as obtidas em exames mais modernos, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, mesmo assim o procedimento continua sendo muito eficaz em dezenas de situações.

Para que serve

Existem muitas indicações para o raio-X. Ele revela fraturas, permite o acompanhamento de dezenas de doenças, incluindo o câncer, e possibilita a análise de diversas estruturas do corpo. Por ser simples e rápido, o raio-X costuma ser o primeiro exame solicitado em muitas situações.

Como é feito

O paciente é posicionado sobre uma maca, de acordo com o local que será radiografado. É sempre importante não se mexer no momento em que a imagem é captada e, em alguns casos, recomenda-se que o paciente prenda a respiração. O uso de contraste pode ser necessário para realçar a imagem de algumas estruturas.

Preparo e contraindicações

É preciso retirar objetos que possam atrapalhar a captação da imagem, como brincos, colares, pulseiras, relógios e piercings. O exame é contraindicado para mulheres grávidas e, quando o paciente precisar de contraste, o preparo pode ter outras recomendações, que variam de acordo com o local a ser examinado.

Selecione o tipo de exame: