• Ressonância magnética - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Ressonância Magnética

    Ressonância Magnética

    Qual exame você procura?

    Ressonância Magnética

    Com imagens precisas e em alta definição, a ressonância magnética é considerada o exame mais moderno de imagem que existe. O equipamento cria um campo magnético para geração de imagens em 3D (três dimensões), possibilitando a análise de ossos, órgãos internos e tecidos do organismo.

    No HCor Diagnóstico, unidade na Cidade Jardim, o equipamento de ressonância magnética está dentro de uma sala com iluminação natural. Seu tubo é mais largo e tem o comprimento reduzido, medidas que juntas ajudam a evitar sensação de claustrofobia em pacientes que sentem-se incomodados nos equipamentos convencionais.

    A ressonância magnética também está presente em uma das novas salas híbridas do HCor, a ser inaugurada no prédio novo da Rua Desembargador Eliseu Guilherme. Lá, o equipamento fornece subsídio para cirurgias complexas, dentro do centro cirúrgico.

    Para que serve

    Por gerar imagens muito precisas, a ressonância magnética é indicada para muitas situações, como diagnóstico de tumores, de doenças degenerativas, de coágulos e de traumas. O exame é especialmente eficiente, ante os demais exames de imagens, para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

    Como é feito

    O paciente é colocado na maca, que desliza em direção ao tubo, onde as imagens são captadas. Diferente dos demais exames de imagens, a captação é um pouco mais demorada e pode levar mais de 40 minutos. O paciente deve ter cuidado para não se mexer, pois até pequenos movimentos podem comprometer a qualidade da imagem.

    Preparo e contraindicações

    Devido ao campo magnético, o paciente deve entrar na sala de exames sem nenhum objeto metálico (brincos, relógio, piercing, pulseiras, etc) e deve ser feito jejum de seis horas. Em alguns casos, o paciente precisa usar contraste para realçar as imagens de algumas estruturas ou órgãos.

    A ressonância magnética é contraindicada para pessoas que tenham implantes eletrônicos, como marcapasso cardíaco, marcapasso cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo. O exame também não é indicado para mulheres grávidas.

    Selecione o tipo de exame:

    Unidades