• Tilt-Test / Teste da Inclinação - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração
    Tilt-Test / Teste da Inclinação

    Tilt-Test / Teste da Inclinação

    Tilt-Test / Teste da Inclinação

    O Tilt-Test, também chamado de teste da inclinação, é um exame desenvolvido para identificar um tipo de síncope (desmaio) mediado pelo sistema nervoso central, e que acomete pacientes de todas as idades, mas principalmente adultos jovens e adolescentes. Tem sido muito utilizando pelos neurologistas para diferenciar os desmaios dos portadores de crises convulsivas. O exame é realizado a nível ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação. O paciente deverá estar em jejum de pelo menos quatro horas e trazer exames como Holter, ecocardiograma e teste ergométrico, se tiver.

    Para realizar o exame o paciente será colocado sobre uma mesa basculante especial que permite avaliá-lo em diversas inclinações. Para segurança, o paciente é fixo à mesa, evitando-se quedas, caso ocorra algum desmaio. Simultaneamente o paciente é monitorado eletrocardiograficamente e através da medida não invasiva da pressão arterial a cada dois minutos. No início do exame será instalado um soro em uma veia periférica do braço por onde serão administradas algumas medicações.

    O exame é realizado em várias etapas, dependendo do caso, podendo chegar até seis etapas. Uma das etapas consiste na administração de uma substância semelhante à adrenalina, utilizada para sensibilizar o exame. Ao final é oferecido um lanche podendo retornar para casa. Todos os dados colhidos durante as diversas etapas do exame são armazenados em um computador e serão processados por um software especialmente desenvolvido, sendo emitido um relatório completo que deverá ser entregue ao médico que solicitou o exame para que o mesmo possa orientar o tratamento.

    Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Central de Agendamento do HCor – Telefone: (11) 3889-3939.

    Voltar

    Unidades