• Cardiologista do HCor dá dicas de cuidados com o coração durante o verão | HCor | Hospital do Coração
    Cardiologista do HCor dá dicas de cuidados com o coração durante o verão

    Cardiologista do HCor dá dicas de cuidados com o coração durante o verão

    Com a chegada do verão e dos dias quentes, aumenta a vontade de sair da rotina e realizar atividades ao ar livre. Longas caminhadas na praia e o abuso de comidas e bebidas podem aumentar as chances de algum problema cardíaco ou vascular, especialmente em pessoas com maior risco cardiovascular como idosos, hipertensos, obesos, tabagistas e diabéticos.

    De acordo com o cardiologista e clínico geral do HCor (Hospital do Coração), Dr. Abrão Cury, as pessoas que fazem parte do grupo de risco não podem fazer exercícios físicos sem uma avaliação médica prévia, assim como não devem abusar da alimentação. “É recomendado cautela também com as comidas típicas do período de férias na praia, como por exemplo, os frutos do mar, que têm alto teor de colesterol, principal fator desencadeante da aterosclerose”, explica.

    Outra recomendação importante é feita para pacientes que usam medicamentos. “No verão, o calor e a umidade aumentam a perda de água e sais minerais através da transpiração e da respiração. Para evitar a desidratação, é preciso ingerir bastante líquido. Atenção deve ser redobrada em pessoas idosas e que fazem uso de diuréticos”, salienta.

    Pessoas hipertensas, que precisam controlar a pressão com frequência, devem ficar atentas à tendência natural do corpo de baixar a pressão no calor. Como a pressão atmosférica na praia já é baixa, o uso de vasodilatadores pode acentuar essa queda, causando hipotensão. Uma reavaliação médica antes do período de férias no verão pode indicar a necessidade ou não de alterar a dosagem dos medicamentos.

    O verão chegou! Cuide bem do seu coração:

    Para muitas pessoas o verão é a estação do ano mais aguardada. As roupas leves, programações ao ar livre e viagens à praia fazem deste período o favorito de muita gente. No entanto, o calor provoca mudanças no nosso corpo e é preciso ficar mais atento especialmente com o coração, que requer mais cuidados durante esse período de altas temperaturas.

    Conforme o corpo perde líquido por meio da transpiração e da respiração e não tem reposição, os vasos sanguíneos vão se fechando para manter a pressão arterial dentro do ideal. E, consequentemente, o sangue fica mais grosso e a frequência cardíaca aumenta. Em dias de alta temperatura, o organismo precisa fazer muito esforço para se manter funcionando e isso acelera o ritmo dos batimentos do coração, pois o órgão precisa compensar a necessidade maior de energia”, alerta Dr. Abrão Cury.

    Já para os “atletas de verão”, aqueles que começam a praticar um esporte com intensidade só nessa época do ano e ficam muito tempo expostos ao sol, a atenção deve ser redobrada. “O esforço frequente deve ter acompanhamento médico, uma vez que pode levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos e até morte súbita. Portanto, para evitar problemas cardícos nesta época do ano, é importante consumir alimentos saudáveis, beber muita água e evitar o consumo de gorduras e sal em excesso”, recomenda o cardiologista do HCor.

    Dicas de cuidados com o coração durante o verão:

    • Tomar uma vez por dia chá verde, que tem componentes que ajudam o metabolismo;
    • O verão é uma boa época para o consumo de peixes que são ricos em proteínas e têm baixas calorias. Os mais indicados são o salmão, truta e bacalhau porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares;
    • Beber bastante água durante os treinos na academia. Se possível a cada 20 minutos de exercícios físicos;
    • Para recuperar a energia após os exercícios físicos tomar vitaminas de frutas, água de coco e sucos naturais;
    • Ter pelo menos seis horas de descanso todas as noites;
    • Praticar exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana. As caminhadas podem ser antes ou após o expediente do trabalho.

    Unidades