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    Ceia de Natal

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    Cardiologista e Nutrólogo do HCor dá dicas de como preparar ceias saudáveis e nutritivas para a saúde do coração

    O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, abuso de doces, carboidratos e ingestão exagerada de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável

    Nesta época do ano muitos alimentos calóricos fazem parte das ceias de natal e virada do ano, além de bebidas alcoólicas, doces e guloseimas. Porém, com a proximidade das comemorações vem à tona a preocupação de como se alimentar corretamente, sem abusos e prejuízos à saúde do corpo e do coração. Para prevenir os excessos é necessário seguir algumas receitas simples, de alimentação e de comportamento que podem fazer toda a diferença, tornando as comemorações mais criativas e saudáveis.

    Para não fugir do banquete usual podemos também ser criativos e cuidadosos na escolha e no preparo das ceias – para torná-las saudáveis e menos calóricas -, além de manter o sabor característico. No prato principal é importante usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo acompanhado de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico.

    Para o cardiologista e nutrólogo do HCor – Hospital do Coração, Dr. Daniel Magnoni, uma ceia saudável deve seguir algumas regras para que não se torne prejudicial à saúde. “O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão exagerada de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável”, esclarece Dr. Magnoni.

    Confira abaixo algumas dicas do cardiologista e nutrólogo do HCor para as ceias de fim de ano. Saiba como se preparar para as comemorações e evitar os abusos alimentares.

    Dicas do nutrólogo do HCor para as festas e comemorações de final de ano:

    • Coma e prove o que sentir vontade, porém tome cuidado com os excessos;
    • Beba bastante líquidos, como água e chás. Lembre-se que os sucos também possuem calorias;
    • Cuidado com o excesso de álcool e conheça os seus limites;
    • Evite sal e cuidado com os aperitivos;
    • A gordura saturada e a gordura animal devem ser evitadas;
    • Evite pratos com molhos e cremes, pois eles podem estar contaminados devido a exposição da temperatura ambiente, que pode causar distúrbios intestinais;
    • Cuidado com os energéticos que podem alterar o ritmo cardíaco;
    • No final das festas abuse de frutas, que hidratam e melhoram a digestão.
    • Faça pequenas e leves refeições durante o dia. Evite deixar de se alimentar, pois a ausência de líquidos e alimentos pode provocar fraquezas, tonturas e mal-estar;
    • Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia, assim evitamos as calorias extras;
    • Prepare-se com antecedência. Procure diminuir a ingestão de açúcar e adote uma alimentação light duas semanas antes das festas. Evite ao máximo as carnes vermelhas e os pães;
    • Procure preencher o prato com um tipo de carne branca, metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis. Escolha apenas um tipo de sobremesa e opte pelas por frutas que auxiliam na digestão, como é o caso do abacaxi;
    • Entre todas as opções de carnes existentes para as comemorações de fim de ano, de preferência para as assadas e grelhadas. Se possível retire a pele, pois ela é rica em gorduras e calorias;
    • Evite os molhos à base de maionese, prefira os feitos com iogurte.
    • Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas.

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