• Conheça cuidados necessários com a pele no inverno | HCor | Hospital do Coração
    Conheça cuidados necessários com a pele no inverno

    Conheça cuidados necessários com a pele no inverno

    Dermatologista do HCor traz dicas que podem contribuir bastante com a estética e a sensação de bem-estar nesta época do ano

    Com a chegada do inverno, a tendência é que a umidade relativa do ar diminua e o clima fique ainda mais seco. Tais fatores ressecam a pele e fazem com que ela fique cada vez mais quebradiça, principalmente nas extremidades do corpo, como é o caso das mãos, joelhos, calcanhares e cotovelos. “Além de prejudicar a aparência, a falta de cuidados com pele nas épocas mais frias do ano pode ocasionar fissuras e até mesmo feridas que se não tratadas corretamente podem causar dor e muito incomodo”, afirma a Dra Keila Mitsunaga, dermatologista da Unidade Avançada Cidade Jardim do HCor – Hospital do Coração.

    Para evitar todos esses problemas e ainda prevenir o envelhecimento, a Dra Keila explica que não é preciso fazer um grande esforço. “Por meio de medidas simples é possível contribuir bastante com a estética e a sensação de bem-estar nesta época do ano”, acrescenta a dermatologista do HCor que dá as seguintes dicas:

    Fuja do ar condicionado – No verão não temos alternativa. Porém, ficar exposto ao ar condicionado no inverno nem sempre é necessário e pode ser prejudicial à saúde, já que a ação do aparelho diminui a umidade corporal, o que causa, entre outros problemas, o ressecamento da pele.

    Mantenha a pele hidratada – O uso de cremes hidratantes, principalmente, após o banho é altamente recomendável. Na hora de aplicar, concentre o produto nas partes mais ásperas do corpo, como nos joelhos, calcanhares e cotovelos. Não esqueça de utilizar hidrantes também no rosto e hidratantes labiais para evitar rachaduras nos lábios.

    Diminua a temperatura do chuveiro – Banhos quentes e demorados ressacam a pele. Com a ação do frio, a situação pode piorar.

    Umidifique o ar – No inverno, a umidade relativa do ar diminui. Por isso, vale a pena recorrer a vaporizadores ou mesmo bacias d’água em casa ou no trabalho para manter o ambiente mais úmido.

    Beba muita água – Não importa se faz calor ou frio. É sempre bom ingerir no mínimo dois litros de água por dia. Durante o inverno, a ingestão de líquido é fundamental para hidratar o corpo e combater o ressecamento da pele provocado pelo frio.

    Unidades