• Cuidados com a alimentação durante o Carnaval | HCor | Hospital do Coração
    Cuidados com a alimentação durante o Carnaval

    Cuidados com a alimentação durante o Carnaval


    Nutricionista do HCor dá dicas de como manter uma alimentação saudável no Carnaval
     

    Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas se preparam para a maratona dos quatro dias de folia. Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados que o corpo precisa para suportar o desgaste físico do feriado

                Com a chegada do carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos aumenta. O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como consequência, o corpo perde muita água, especialmente se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo. Algumas pessoas podem sentir indisposição para comer no carnaval devido ao calor e as temperaturas mais elevadas. Esse incômodo também pode ser resultado de alimentação inadequada bem como ficar horas sem comer, pular refeições, ingerir alimentos gordurosos e não beber água suficiente.
     “Nos dias de carnaval os foliões tem um aumento do gasto energético, por isso é importante repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros, de preferência integrais, dando maior sensação de saciedade, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias”, explica a nutricionista do Clinic Check-up do HCor Camila Gracia.
     Durante os quatro dias de folia é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos pelos ambulantes – muitos são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação, provocando o aparecimento de bactérias que causam intoxicação alimentar. Deve-se também ter atenção com a refrigeração e conservação dos alimentos.
     “Prepare os sanduíches naturais com diversos tipos de pães (aveia, centeio, trigo, soja e outros), recheados com peito de peru, frango, atum, sardinha, rosbife, queijo branco, ricota, queijo cottage, além de hortaliças e legumes (folhas em geral, cenoura e beterraba ralada, tomate e outros) e complete com um suco de fruta”, indica Gracia.

    Cuidado com a hidratação: além de repor a energia com alimentação, é preciso repor também o líquido perdido na transpiração, onde você elimina sais minerais importantes para o seu organismo, que devem ser repostos. Outro ponto importante é controlar o consumo de bebida alcoólica.
     “O álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água e nunca com o estômago vazio para evitar tonturas, visão turva e mal-estar”, explica a nutricionista do HCor.
     Quando a atividade física é intensa a transpiração elimina líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso é importante o consumo de isotônicos que repõe de forma rápida estes minerais e o líquido no organismo. “É muito importante cuidar do corpo de maneira geral antes de cair na folia. Por isso, o ideal é fazer alongamentos, usar sapatos adequados e abusar da hidratação para garantir um ótimo carnaval”, finaliza Camila Gracia.

    Dicas importantes do HCor para quem pretende cair na folia neste Carnaval:
    – Faça no mínimo 4 refeições por dia;
    – Controle o consumo de alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos;
    – Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas;
    – Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de antioxidantes, vitaminas e sais minerais;
    – Sobremesas refrescantes são ótimas opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas;
    – Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consuma também sucos de fruta, água de coco e isôtonicos, antes, durante e depois da folia.

    Bebida

    Quantidade

    Calorias

    Benefícios

    Água

    de 2 a 3 litros

    0

    Essencial para a manutenção corporal, estimula o funcionamento renal, auxilia no processo de digestão e contribui para o bom funcionamento do intestino.

    Água de Coco

    1 copo (200ml)

    36 kcal

    Repõe líquidos e sais minerais

    Suco de fruta (natural)

    1 copo (200ml)
    suco de laranja

    90 kcal (este valor pode modificar de acordo com a fruta)

    Rico em vitaminas e minerais.

    Chá sem açúcar

    1 copo (200ml)

    0

    Promove hidratação e ajuda no funcionamento dos rins.

    Isotônicos

    1 copo (200ml)

    48 kcal (este valor poderá ser modificado de acordo com o sabor)

    Repõe líquido, vitaminas e sais minerais

    Unidades