• Destaques HCor no Congresso Brasileiro de Ecocardiografia | HCor | Hospital do Coração
    Destaques HCor no Congresso Brasileiro de Ecocardiografia

    Destaques HCor no Congresso Brasileiro de Ecocardiografia

    Lançamento de livro e premiação destacam HCor durante Congresso Brasileiro de Ecocardiografia

    Pesquisas no campo da ecocardiografia se apresentam como as principais responsáveis pela evolução da cardiologia

    Lançado durante o 23° Congresso Brasileiro de Ecocardiografia, o livro “Ecocardiografia Tridimensional”, de autoria da Dra. Vera Gimenes, cardiologista do HCor, e Dr. Marcelo Vieira, é o primeiro livro de ecocardiografia tridimensional da América Latina. Resultado de um trabalho de dois anos e meio, o livro ilustra a execução de diagnósticos cada vez mais precisos e técnicas que facilitem o monitoramento e a definição da gravidade das várias doenças cardíacas congênitas e adquiridas.

    “Esse trabalho prima pela qualidade técnica e didática. A grande quantidade de imagens de altíssima qualidade fornece um imenso e importante conteúdo não só ao ecocardiografista que deseja uma prática profissional mais bem amparada e consciente, como também aos interessados em ampliar seus conhecimentos acerca da técnica e do próprio objeto a ser estudado, o coração, em pleno funcionamento”, explica a autora do livro, Dra. Vera Gimenes, cardiologista do HCor.

    Além disso, o livro demonstra como as pesquisas no campo da ecocardiografia se apresentam como as principais responsáveis pela evolução da cardiologia nas últimas décadas.

    Durante o congresso, o grupo de Ecocardiografia Pediátrica do HCor ganhou o prêmio de melhor tema livre na área com o trabalho “Seguimento segundo avaliação Ecocardiográfica de pacientes com hipoplasia de coração esquerdo e variantes submetidos ao procedimento híbrido”, de autoria da Dra. Ana Karina Stella e colaboradores. “A premiação ressalta a importância do nosso trabalho como equipe de cardiologistas pediátricos, ecocardiografistas, intervencionistas, cirurgiões cardíacos pediátricos e intensivistas no cuidado destes pequenos pacientes”, explica a Dra. Tâmara Cortez Martins, coordenadora do setor de Ecocardiografia Pediátrica do HCor.

    No congresso, cinco médicos do HCor passaram na prova para título de atuação em Ecocardiografia. Além disso, a equipe de Ecocardiografia do HCor apresentaram nove trabalhos e participaram em conferências, tutorial, mesa redondas, mini-conferências, discussão interativa, debatedor de pôster e colóquio.

    Unidades