• Esporte da moda neste verão, Stand up Paddle ajuda a queimar até 600 calorias | HCor | Hospital do Coração
    Esporte da moda neste verão, Stand up Paddle ajuda a queimar até 600 calorias

    Esporte da moda neste verão, Stand up Paddle ajuda a queimar até 600 calorias

    Remar em pé na prancha proporciona alto consumo de energia, além de trabalhar os membros superiores e inferiores, região abdominal e lombar do corpo

    O esporte que está na moda neste verão, o Stand up paddle – remo em pé com auxílio de uma prancha, vem atraindo diversas pessoas, principalmente o público feminino. Começou como uma brincadeira, logo foi conquistando adeptos e atualmente é uma prática esportiva bastante comum no litoral. Estima-se a queima de 600 calorias por hora na prática do esporte.

    Para praticar o Stand up paddle é preciso, apenas, três componentes fundamentais: mar calmo, prancha e remo. Este exercício tem um diferencial, quando comparado a caminhadas, por exemplo, porque ajuda a desenvolver o equilíbrio do praticante. “Isso ocorre pela instabilidade de se manter equilibrado e de pé na prancha”, explica Diego Barros, fisiologista do Esporte do HCor – Hospital do Coração.

    Ainda, o esporte proporciona exercitar os membros superiores (pelo uso do remo) e inferiores (para manter-se de pé), região lombar e abdominal, que ajuda a estabilizar o tronco, além do desenvolvimento do equilíbrio. Manter os joelhos flexionados e os pés abertos na largura dos ombros são posições básicas para o esporte.

    Segundo o fisiologista do esporte do HCor para os novatos na modalidade é recomendado fazer a atividade em dias alternados e com orientação profissional qualificada. Já para quem tem uma boa resistência a atividade poderá ser realizada diariamente e por volta de uma hora. Ainda, este esporte possibilita atender vários perfis de praticantes, desde um obeso, sedentário, até um atleta, já que a maior exigência da atividade é se manter equilibrado na prancha.

    O risco do praticante sofrer alguma lesão com essa atividade, que exige disciplina e bastante treino, é menor considerando que a queda do esportista será na água. “A pessoa precisa respeitar o limite dela, principalmente se for iniciante. Não esquecer de alongar-se e hidratar-se para qualquer prática esportiva é fundamental”, complementa o fisiologista do esporte do HCor.

    Cuidados ao praticar o Stand up paddle:

    • Os iniciantes devem receber orientação de um profissional qualificado;
    • Atenção quanto à profundidade do mar;
    • Não ingerir bebidas alcoólicas e ir praticar o esporte;
    • Manter-se hidratado;
    • Fazer um bom aquecimento antes da atividade;
    • Utilizar protetor solar.

    Sobre o Sport Check- up HCor

    O Sport Check-Up HCor é um programa de diagnóstico médico altamente especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Tem como principal objetivo avaliar as condições gerais de saúde e aptidão física para prescrição e orientação personalizada de um programa de exercícios físicos. Indicado para atender aos mais variados perfis de pessoas: sedentários, esportistas iniciantes, atletas amadores e profissionais.

    O Sport Check-Up oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita o dia-a-dia das pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. O programa conta com a estrutura de ponta do HCor Diagnóstico e reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia e medicina do esporte.

    Tendo em mãos uma avaliação completa e fiel das condições físicas do esportista ou do atleta, o técnico (treinador, médico do esporte, nutricionista, fisioterapeuta, etc.) pode contar com uma ferramenta de trabalho fundamental para ajudá-lo a melhorar o seu desempenho com segurança.

    Unidades