• Saiba como evitar doenças respiratórias e cardiovasculares no outono | HCor
    Evite doenças respiratórias e cardiovasculares no outono

    Evite doenças respiratórias e cardiovasculares no outono

    Doenças respiratórias são mais comuns no outono, em que há imunidade baixa e transmissão de bactérias em locais fechados.

    Resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia são algumas doenças respiratórias comuns nessa época do ano. E os principais causadores desses males são os vírus transmitidos por gotículas respiratórias, capazes de contaminar ambientes, principalmente os locais que ficam fechados por muito tempo.

    “As bactérias causadoras das doenças respiratórias pneumonia e sinusite, muitas vezes, se aproveitam da imunidade baixa e queda das defesas do organismo ocasionadas pelas infecções virais. Portanto, devemos ficar atentos quando um simples resfriado permanece por muito tempo e se associa a febre mais alta e cansaço”, esclarece Pedro Genta, pneumologista do Centro de Medicina do Sono HCor, de São Paulo (SP). De acordo com o especialista, a reavaliação médica antes da chegada do frio é importante para as pessoas que possuem doenças crônicas, além de verificar se as vacinas estão em dia.

    Outras complicações comuns no outono são as doenças cardíacas. Isso porque o aumento da pressão arterial e da tendência à coagulação do sangue ocorrem com a exposição ao frio, e podem estar envolvidas com o maior risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias.

    Por outro lado, a exposição à poluição, típica de um dia mais seco, também pode levar ao aumento da coagulação do sangue e inflamação sistêmica que estão associadas aos eventos trombóticos que ocorrem no infarto e acidente vascular cerebral. “Além disso, as infecções respiratórias também podem gerar ainda mais estresse para o organismo e acentuar ainda mais os riscos. Por isso, durante o inverno, as doenças cardiovasculares são mais frequentes e, em vista disso, devemos nos proteger e ficarmos alertas”, explica Abrão Cury, cardiologista do hospital.

    Confira dicas listadas pelos especialistas para evitar doenças respiratórias e cardiovasculares

    1. Mantenha o organismo hidratado;
    2. Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
    3. Mantenha o ambiente arejado para evitar a disseminação de bactérias e vírus;
    4. Lave as mãos com frequência;
    5. Mantenha as vacinas em dia;
    6. Aqueça o ambiente de trabalho e da casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada;
    7. Utilize roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios;
    8. Mantenha hábitos saudáveis, como tempo de sono adequado, alimentação equilibrada e exercícios físicos.

    Unidades