• Férias escolares: como manter a alimentação saudável das crianças nesse período? | HCor | Hospital do Coração
    Férias escolares: como manter a alimentação saudável das crianças nesse período?

    Férias escolares: como manter a alimentação saudável das crianças nesse período?

    Gerente de nutrição do HCor lista algumas dicas que podem ajudar os pais a não descuidarem da saúde dos pequenos; oferecer um cardápio variado e nutritivo, que contenha todos os grupos alimentares, é capaz de repor as energias gastas nas brincadeiras

    As férias escolares são sinônimo de quebra de rotina para as crianças. Com os horários mais flexíveis, a agenda dos pequenos fica cheia de atividades com muita diversão, viagens e passeios, sem contar no aumento das guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados com alto teor de sódio, gordura e açúcar. Durante este período, é importante manter os bons hábitos alimentares, com um cardápio variado e nutritivo, que contenha todos os grupos alimentares capazes de repor as energias gastas.

    Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, dá a dica: “O ideal é tentar não sair da rotina e manter os horários do café da manhã, almoço, lanche e jantar”. Os doces, desde que com moderação, podem ser liberados. Porém, vale ressaltar que os pais devem ficar de olho nos exageros.

    Embora o friozinho peça comidas mais quentes, não esqueça de incluir porções de frutas, verduras, legumes, grelhados e assados. Para estimular a criança a comer, nada melhor do que um bom disfarce para que ela consuma aquele alimento que tanto diz não gostar. E vale de tudo: picar pedaços bem pequeno no processador três diferentes tipos de legumes; misturar dois tipos de purê; enfeitar os pratos e transformar os alimentos em pequenos super-herois, animais, jardins, etc. “A criança precisa interagir com a comida de forma prazerosa, educativa e divertida”, orienta a nutricionista.

    Confira algumas dicas importantes que farão toda a diferença na alimentação de seu filho nesta época do ano:

    • Use a criatividade decorando os pratos para chamar a atenção das crianças;
    • Prefira os alimentos frescos e naturais, pois são mais saudáveis e nutritivos que os industrializados;
    • Estipule horários de refeições a cada 3 horas. Isso o ajudará a se alimentar melhor e evita beliscar guloseimas o tempo todo;
    • Invista em lanches como vitaminas de leite com frutas, iogurtes, sucos, sanduiches de pão integral, bolos à base de frutas e gelatina;
    • Inclua alimentos ricos em vitamina C que reforçam a imunidade e protegem contra gripes e resfriados;
    • Coloque no prato todos os grupos alimentares: arroz ou macarrão, feijão, legume, verdura e um tipo de carne magra, que pode ser ave, peixe, ou vermelha magra.

    Sugestão de lanche entre as refeições

    Se bater aquela fome no meio da tarde, invista num lanche da tarde saudável, saboroso e leve com os pequenos. Confira a sugestão da nutricionista do HCor:

    Lanche 1: uma fatia de bolo de cenoura com calda de chocolate + vitamina de frutas.

    Lanche 2: misto quente de peito de peru e queijo branco no pão integral + leite batido com achocolatado.

    Unidades