Fibras solúveis agem como esponja de gordura e ajudam a emagrecer

Fibras solúveis. Guarde bem esse nome, porque ele representa um grande aliado contra fome e excesso de peso. Presente em frutas cítricas e cereais, esse tipo de fibra age como uma esponja no sistema digestivo. Ela absorve parte das gorduras e açúcares de outros alimentos, evitando que isso seja feito pelo organismo.

Quem deseja emagrecer, considere incluir alimentos com fibras solúveis na dieta. Kiwi, abacaxi, acerola, limão, tangerina, maracujá e banana prata têm cerca de 0,5 grama de fibra solúvel por unidade. A laranja tem um pouco menos, cerca de 0,3 grama. “Não vale fazer suco ou vitamina e coar, pois a fibra está no bagaço do alimentos”, alerta o nutrólogo Celso Cukier, do HCor – Hospital do Coração.

Fibras

O recomendado é ingerir cerca de 6 gramas de fibras solúveis por dia, dentro das 25 gramas do total de fibras. Farelo de aveia em vitaminas e sucos ajudam a alcançar essa marca. “Elas podem tanto ser ingeridas nas principais refeições, como almoço e jantar, como nas intermediárias, como lanche da manhã e da tarde”, afirma o Dr. Cukier.

Ao serem ingeridas, as fibras solúveis retém a água e formam uma espécie de gel no estômago. Este torna o esvaziamento gástrico mais lento, o que aumenta a sensação de saciedade. Além disso, esse gel absorve açúcares e gorduras de outros alimentos, reduzindo as calorias absorvidas pelo organismo.

Como as fibras solúveis estão presentes em frutas cítricas, quem incluí-las na dieta também irá ingerir bastante vitamina C. Esse nutriente é antioxidante, ele combate a formação de radicais livre e fortalece o sistema imunológico.