• Fisiatra do Spine Center HCor aponta que 60% dos pacientes atendidos são mulheres com dores nas costas | HCor | Hospital do Coração
    Fisiatra do Spine Center HCor aponta que 60% dos pacientes atendidos são mulheres com dores nas costas

    Fisiatra do Spine Center HCor aponta que 60% dos pacientes atendidos são mulheres com dores nas costas

    Postura inadequada é um dos principais motivos para dores nas costas, embora o sedentarismo, obesidade e o tabagismo também influenciem na dor

    Entre as principais causas de dores nas costas, destaca-se a má postura. Além disso, sedentarismo, obesidade, tabagismo, gestação, uso de sapato de salto alto e fino também são alguns fatores que influenciam diretamente na dor. Dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) apontam que mais de 14 milhões de brasileiros faltaram às atividades de rotina por motivos de saúde, em 2013. Desses 10,5% citaram como motivo as dores nas costas, pescoço e nuca, o que faz delas a principal causa de afastamento no trabalho

    Para o Dr. Daniel Pimentel, fisiatra intervencionista e responsável pelo Spine Center HCor, Hospital do Coração, em São Paulo, é preciso atentar-se a postura o tempo todo. “O ideal, no dia a dia é sentar-se com os joelhos dobrados a 90 graus (mais altos do que o quadril). Já para ficar de pé, mantenha um dos pés a frente do outro, com os joelhos levemente flexionados. Essas atitudes diminuem a pressão da coluna. Além disso, evitar ficar na mesma posição por mais de uma hora, seja sentado ou de pé, também ajuda na saúde da coluna”, recomenda Dr. Pimentel.

    Ao dormir de barriga para cima, a sugestão é colocar até dois travesseiros embaixo dos joelhos. Entretanto, a melhor posição para a coluna é dormir de lado com uma almofada entre os joelhos para diminuir a pressão nas costas. “Opte por um travesseiro que mantenha a cabeça alinhada com a coluna e escolha um colchão firme que suporte o peso, porém macio a ponto de seguir os alinhamentos da coluna”, esclarece o fisiatra.

    Para o fisiatra, a gravidez também pode ser um agravante para a coluna. Conforme a barriga cresce, aumenta a curvatura da coluna lombar. “Essa curvatura e o aumento do peso da gestante favorecem a sobrecarga nas estruturas da coluna – vértebras, discos e articulações. Trabalhar o condicionamento muscular antes, durante e depois da gestação ajuda a prevenir lesões”, orienta Dr. Pimentel.

    Os sapatos de salto alto e fino apresentam, também, um risco para a coluna da mulher, semelhante à enfrentada na gestação. Este tipo de calçado causa instabilidade na mulher, provoca o aumento da curvatura da coluna lombar e favorece quedas e torções de tornozelo e joelho. Outro fator para dores nas costas é a bolsa pesada, que poderá prejudicar a coluna. “Deixar a bolsa mais leve, além de revezar os lados enquanto a usa, ou ainda usar uma mochila podem ser alternativas para evitar a dor”, sugere Daniel.

    Entretanto, um médico qualificado deverá ser consultado, caso a pessoa sinta uma dor que não melhora após poucos dias. Exames de ressonância magnética, tomografia e raios-X podem ser solicitados para diagnosticar o problema. Assim, o paciente será orientado ao melhor tratamento, que poderá ser medicamentoso, por meio de procedimentos minimamente invasivos ou, no último caso, cirúrgico.

    “Contudo, manter a postura adequada, alongar-se, praticar atividade física, evitar o tabagismo e manter o peso saudável são medidas que ajudam evitar dores nas costas”, finaliza o responsável pelo Spine Center HCor.

    Sobre o Spine Center

    O Spine Center HCor é um centro de excelência em diagnóstico e tratamentos das doenças da coluna. Ele surgiu da iniciativa pioneira do HCor combater o atual cenário mundial, onde cerca de 50% da população está sofrendo de dores nas costas neste exato momento, sendo que destes, 60% sequer possuem um diagnóstico preciso para suas dores.

    Em compasso com os melhores centros médicos no mundo e pioneiro no Brasil, o Spine Center HCor representa uma nova cultura em atendimento médico especializado em coluna. Os pacientes que procuram o Spine Center HCor são acolhidos, cuidadosamente avaliados e diagnosticados com o auxílio dos mais modernos métodos de imagem. Baseado nos objetivos propostos para cada paciente e nos resultados da avaliação médica, o corpo clínico trabalha em conjunto para criar uma estratégia de tratamento individualizada que melhor atenda as necessidades de cada paciente.

    Com o avanço da medicina moderna, uma série de procedimentos minimamente invasivos e não cirúrgicos podem ser utilizados para o tratamento dos mais simples aos mais complexos problemas de coluna, como: hérnias de disco, estenose de canal espinhal, dores no pescoço e braço, dores lombares e nas pernas, artrose na coluna, entre outras. Muitos destes procedimentos, inclusive, evitam que o paciente se submeta a uma cirurgia.

    Unidades