x
Fisiologista aponta riscos aos jogadores de clássico matinal

Fisiologista aponta riscos aos jogadores de clássico matinal

O importante clássico do próximo domingo, entre São Paulo e Corinthians, marcado para o período da manhã, reacendeu o debate sobre os riscos da realização de jogos às 11h para a saúde dos atletas. Ciente das possíveis implicações, ainda mais diante do calor e tempo seco que vem predominando na capital paulista nas últimas semanas, o fisiologista Diego Leite de Barros, do HCor, alertou que o jogo requer atenção redobrada do departamento médico de ambos os clubes.

Segundo o profissional, a falta de chuvas e a possibilidade de altas temperaturas durante o jogo pode ser um grande risco aos atletas. “Esse cenário proporciona um risco ainda maior para a ocorrência de casos agudos de desidratação que podem comprometer não só o desempenho, mas também a integridade muscular e até neurológica dos atletas”, afirmou Diego Leite de Barros.

O fisiologista também explicou que, como os atletas atingem o máximo de seu limite físico em jogos profissionais, há também o risco de desidratação corporal.

“Com um calor cada vez mais intenso, a sudorese gerada para diminuir a temperatura precisa ser ainda maior. Isso favorece um quadro acelerado de desidratação que gera perda não só de líquido, mas também de sais minerais como potássio e sódio. Caso a reposição dessas substâncias não seja feita em intervalos regulares – o que é difícil, já que o jogador não pode se ausentar da partida por muito tempo ou com mais frequência, caso não haja parada técnica -, o atleta pode sofrer síndromes como hiponatremia e hipertermia”, explicou.

A hiponatremia (falta de sais minerais no sangue), pode fazer com que os atletas tenham mais riscos de lesão, já que a falta de sódio e potássio no sangue fazem com que as fibras musculares fiquem mais flexíveis e propensas a rompimento.

“Isso pode facilitar a ocorrência de diferentes tipos de lesões entre os jogadores e comprometer o rendimento deles durante o campeonato. Por isso, é importante que o departamento médico dos clubes programe a reposição de líquidos e sais minerais de cada jogador – geralmente, feita por meio de isotônicos -, levando em conta as condições climáticas que eles enfrentarão dentro de campo”, declarou.

Já a hipertermia (elevação da temperatura corporal) pode causar complicações ainda mais sérias à saúde dos atletas. “Caso não seja controlado, esse quadro pode gerar, além de vômito, mal-estar tontura e distúrbios visuais que comprometem o desempenho do jogador em campo, lesões no sistema nervoso central, caso as células nervosas sejam afetadas por esse processo. Por isso, é imprescindível que haja máxima atenção em relação à saúde dos atletas sempre que eles forem expostos a níveis elevados de calor”, completou Diego.

O clássico Majestoso do próximo domingo será válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo exigirá muito dos atletas dentro de campo, já que o Corinthians buscará a vitória para manter sua larga vantagem na liderança do torneio nacional, enquanto o São Paulo tentará o triunfo para embalar na luta contra o rebaixamento.

Fonte: Terra