• Fisiologista do esporte do HCor explica os cuidados necessários para os praticantes de esportes durante o inverno | HCor | Hospital do Coração
    Fisiologista do esporte do HCor explica os cuidados   necessários para os praticantes de esportes durante o inverno

    Fisiologista do esporte do HCor explica os cuidados necessários para os praticantes de esportes durante o inverno

    Fisiologista do esporte do HCor explica os cuidados necessários para os praticantes de esportes durante o inverno

    Aquecimento antes do treino deve ser de pelo menos cinco minutos nos dias mais frios, a fim de evitar lesões. Além disso, a hidratação também não pode ser esquecida nesta época do ano

    Mesmo com as temperaturas mais baixas e a aproximação do inverno, que começa em 21 de junho, muitos não deixam de praticar esportes, por ser um bom momento para o corpo ficar em forma e exibir os resultados no verão. A diferença, nesta época mais fria do ano, é que muitas pessoas optam por praticar esportes indoor, já que a céu aberto o frio é mais intenso. Aquecer-se antes do treino e hidratar-se são atitudes importantes para os dias mais gelados, e também em qualquer outra estação.

    A importância do aquecimento é justamente preparar o corpo antes das atividades físicas, o que nada mais é um trabalho preventivo para diminuir as chances de lesões. “Entretanto, quando a temperatura externa está mais baixa, o corpo leva mais tempo para esquentar. Por isso cinco minutos a mais de aquecimento no inverno ajuda para o desempenho do esporte, além de evitar lesões”, esclarece Diego Barros, fisiologista do esporte do HCor, Hospital do Coração.

    Para quem optar em praticar esportes em parques, por exemplo, deve evitar o excesso de agasalhos. “Durante a atividade física o corpo procura manter sua temperatura estável. Para isso há uma produção de suor como mecanismo de perda de calor. Por isso, as roupas que forem usadas para treinar deve facilitar a transpiração do atleta e assim evitar a desidratação”, explica o fisiologista do esporte do HCor.

    Uma pessoa desidratada pode perder a capacidade de realizar as funções metabólicas de maneira eficiente, além da possibilidade de reduzir a coordenação motora e de contração muscular. Em casos mais extremos pode acontecer complicações cardíacas e perda de consciência.

    Diego Barros alerta para a reposição de líquido perdido durante e após o treino. “No inverno e em qualquer época do ano as pessoas não podem deixar de hidratar-se. A água ou algum isotônico ajuda a repor os líquidos e eletrólitos perdidos durante a atividade. Realizar aquecimento antes dos treinos e fazer alongamentos são medidas importantes para o atleta”, finaliza Barros.

    Sobre o Sport Check- Up HCor

    O Sport Check-Up HCor é um programa de diagnóstico médico altamente especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Tem como principal objetivo avaliar as condições gerais de saúde e aptidão física para prescrição e orientação personalizada de um programa de exercícios físicos. Indicado para atender aos mais variados perfis de pessoas: sedentários, esportistas iniciantes, atletas amadores e profissionais.

    O Sport Check-Up oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita o dia-a-dia das pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. O programa conta com a estrutura de ponta do HCor Diagnóstico e reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia e medicina do esporte.

    Tendo em mãos uma avaliação completa e fiel das condições físicas do esportista ou do atleta, o técnico (treinador, médico do esporte, nutricionista, fisioterapeuta, etc.) pode contar com uma ferramenta de trabalho fundamental para ajudá-lo a melhorar o seu desempenho com segurança.

    Unidades