• HCor comemora o Dia da Consciência Negra | HCor | Hospital do Coração
    HCor comemora o Dia da Consciência Negra

    HCor comemora o Dia da Consciência Negra

    Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, alunos do curso de enfermagem da parceria filantrópica entre HCor e Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior realizam medição do diabetes e da pressão arterial

    Alunos do curso técnico em enfermagem e as coordenadoras do colégio da Cidadania Zumbi dos Palmares HCor trouxeram informações sobre prevenção do diabetes e hipertensão arterial na Faculdade Zumbi dos Palmares

    No último dia 20 de novembro foi comemorado o Dia da Consciência Negra e o HCor, juntamente com o Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior realizou na data uma ação de saúde, com verificação da glicose no sangue e da pressão arterial na Faculdade Zumbi dos Palmares intitulado de “Feira de Empreendedorismo”.

    A ação fez parte de uma parceria filantrópica entre as instituições, em que os 24 alunos que realizam o curso gratuito de enfermagem no Colégio da Cidadania Zumbi dos Palmares no HCor colocaram em prática os ensinamentos aprendidos ao longo do ano para contribuir na prevenção de doenças aos participantes durante as diversas atividades promovidas pela Faculdade Zumbi dos Palmares no Dia da Consciência Negra.

    Os alunos foram divididos em dois grupos (manhã e tarde) acompanhados pelos coordenadores e disponibilizaram informações úteis sobre como prevenir e tratar o diabetes, pressão arterial, além da realização gratuita dos testes que possibilitam identificar as doenças ainda na fase inicial. Essa ação faz parte da parceria entre o Hospital do Coração e o Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior na promoção da saúde, educação e pesquisa, promovida de forma filantrópica pelo Ministério da Saúde em hospitais de excelência por todo o Brasil.

    De acordo com a responsável pelo Colégio da Cidadania do HCor, Fernanda J. Calçado Oliveira, essa ação fez parte de uma série de atividades promovidas em comemoração ao Dia da Consciência Negra como forma de alertar a população sobre os principais fatores de risco. “Essa ação, vem ao encontro às necessidades dos alunos do curso técnico em enfermagem em aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área da saúde, além de contribuir com informações importantes no tratamento de doenças. Essa parceria promove o crescimento da cidadania entre os alunos e população em geral e reafirma a luta contra o preconceito, ainda muito presente na sociedade atual”, afirmou Fernanda.

    HCor e Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior

    O HCor, em parceria com o Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior e Colégio da Cidadania Zumbi dos Palmares, oferece toda a estrutura necessária (logística, tecnológica e acadêmica) para auxiliar na formação de estudantes afrodescendentes no curso Técnico em Enfermagem. Iniciado em Março de 2010, dos 500 alunos inscritos, 30 foram selecionados para a realização do curso Técnico em Enfermagem, promovido gratuitamente pelo HCor em parceria com o Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior. A parceria filantrópica tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma melhor qualificação profissional, ampliando expressivamente as oportunidades de trabalho por meio de todo aparato tecnológico e científico oferecido pelo HCor e sua equipe.

    Parceria filantrópica

    O HCor, um dos cinco hospitais de excelência de São Paulo segundo o Ministério da Saúde – SUS – é referência no tratamento de problemas coronários e possui 22 projetos de filantropia aprovados pela nova legislação de Filantropia Hospitalar, sendo 07 deles voltados para a cardiologia pediátrica.

    Em novembro de 2008, a Instituição passou a integrar o convênio de “Apoio Institucional ao Sistema Único de Saúde – SUS” e, além do atendimento gratuito que continua sendo prestado pela Instituição à população mais necessitada na área de cardiologia pediátrica, o HCor contribui de forma importante na questão de avaliação de tecnologias em saúde, em programas de melhoria de qualidade assistencial no SUS, na condução de pesquisa clínica que gere conhecimento relevante para a melhoria de saúde da população, além de apoiar instituições de ensino comprometidas com igualdade e inclusão social.

    Unidades