• HCor disponibiliza central de avaliação do corredor no Circuito Vênus | HCor | Hospital do Coração
    HCor disponibiliza central de avaliação do corredor no Circuito Vênus

    HCor disponibiliza central de avaliação do corredor no Circuito Vênus

    Referência em cardiologia e medicina do esporte, o Hospital do Coração disponibilizará fisioterapeutas que realizarão testes gratuitos de impulsão vertical, flexibilidade e avaliação direcionada a prevenção de lesões. Hospital também disponibilizará ambulâncias de apoio durante o evento

    No próximo domingo, dia 04 de março, será realizado em São Paulo o Circuito Vênus, a  maior corrida feminina do Brasil.

    O HCor, sempre presente em eventos esportivos, traz para o circuito o conceito de saúde e qualidade de vida, disponibilizará ao público presente fisioterapeutas que realizarão testes gratuitos de impulsão vertical, flexibilidade, além da avaliação SportmetricsTM direcionada para a prevenção de lesões e de retorno ao esporte pós cirurgia. O teste consiste em uma videoanálise computadorizada com o intuito de verificar o movimento do joelho durante o salto, pouso, aceleração e desaceleração.
    O Hospital do Coração também disponibilizará ambulâncias que ficarão distribuídas durante o percurso da prova, garantindo o pronto atendimento em caso de emergências.

    A corrida terá duas provas simultâneas de 5K e 10K em circuito e contará com a participação de aproximadamente 5 mil atletas. De acordo com o cardiologista e supervisor do Pronto-Socorro do HCor, Dr. César Jardim “caminhar ou correr são apenas duas das muitas maneiras para iniciar uma prática saudável. Além de produzir inúmeros benefícios, previnem doenças cardiovasculares. Porém, para começar qualquer exercício físico, é necessário que o esportista siga corretamente algumas regras básicas para que a atividade não se torne um problema”, acrescenta.

    Prevenção
    É fundamental que o esportista procure um bom médico antes de iniciar qualquer atividade física para que receba uma orientação ideal para cada tipo físico e não exagere nos exercícios. É importante também incluir precauções na rotina, como evitar postura inadequada e o uso constante do salto alto, para o caso das mulheres, pois podem prejudicar o sistema articular do corpo.

    Importante também é a questão da alimentação, pois a reeducação alimentar, a eliminação do excesso de gordura, a inclusão de frutas e a hidratação antes, durante e depois da prova, completam a preparação para as corridas e caminhadas.

    Orientações HCor para o dia do evento

    • Utilize roupas leves e calçado confortável.
    • Alimente-se uma hora antes do exercício.
    • Restrinja-se a levar somente o necessário, o guarda-volumes tem espaço restrito.

    Evite lesões

    • Prepare a musculatura. Faça um aquecimento com trote, por cerca de 5 a 10 minutos antes de iniciar a atividade;
    • Faça alongamento na parte posterior da coxa, panturrilha, quadríceps e músculos anteriores da perna, em três séries para cada grupo muscular, de 30 segundos cada uma;
    • O tênis deve proteger primordialmente os membros inferiores contra os impactos de repetição. As necessidades podem variar de acordo com a intensidade da atividade, mas sistemas de amortecimento de ar ou gel são importantes;
    • A roupa, embora não interfira diretamente nas lesões, pode gerar desconforto durante a atividade e interferir no seu desempenho. Prefira tecidos que permitam uma transpiração mais livre;
    • Postura ereta, com balanço harmônico dos braços a passadas suaves, garantem a estabilização de toda a estrutura do corpo, evitando o tensionamento e lesões.

    Anote na agenda:
    HCor no Circuito Vênus
    Dia: 04 de março
    (domingo) – A partir das 07h30.
    Largada: Avenida Lineu de Paula Machado, 1173, em frente ao Portão 5 do Jockey Club de São Paulo.

    Unidades