• HCor e Instituto Horas da Vida oferecem treinamento de primeiros socorros para crianças de 8 a 12 anos | HCor | Hospital do Coração
    HCor e Instituto Horas da Vida oferecem treinamento de  primeiros socorros para crianças de 8 a 12 anos

    HCor e Instituto Horas da Vida oferecem treinamento de primeiros socorros para crianças de 8 a 12 anos

    Segunda-feira, dia 25 de maio, uma equipe formada por profissionais de saúde das duas instituições capacitará 240 estudantes do CEU Vila do Sol no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo

    Segunda-feira, dia 25 de março, uma equipe formada por profissionais de saúde do Hospital do Coração (HCor) e do Instituto Horas da Vida promoverá, das 8h ao meio-dia, um curso prático de primeiros socorros voltado para 240 crianças de 8 a 12 anos que estudam no CEU Vila do Sol, no Jardim Angela, Zona Sul de São Paulo. “O objetivo desta ação é fazer com que as crianças saibam não só quando pedir ajuda de um adulto em eventuais situações de emergência, mas também como ajudar colegas e familiares, caso estejam sozinhas diante de uma parada cardíaca, por exemplo”, explica um dos coordenadores do evento, Hélio Penna, cardiologista e responsável pelo Centro de Ensino Treinamento e Simulação (CETES) do HCor.

    Para cumprir tais tarefas, os pequeninos serão primeiramente instruídos a ligar para o número de emergência do SAMU, caso identifiquem sintomas de infarto ou de uma parada cardiorrespiratória, conforme também aprenderão durante o curso. Em seguida, contarão com a ajuda de bonecos para saber como fazer compressões torácicas, entre outros procedimentos, caso o socorrido deixe de respirar, enquanto a ambulância está a caminho. “Essa iniciativa é fundamental para a prevenção de fatalidades, principalmente entre as famílias de baixa renda. Nelas, muitas crianças ainda precisam cuidar dos irmãos mais novos ou dos avós, enquanto os pais saem para trabalhar. Por isso, esse treinamento realmente pode salvar muitas vidas!”, avalia o Dr. João Paulo Ribeiro, médico geriatra e fundador do Horas da Vida.

    Para complementar o conteúdo das aulas práticas de maneira lúdica e didática, os jovens participantes do curso também receberão, entre outros materiais, uma cartilha produzida em parceria com a Maurício de Souza Produções. A música I Like to Move, do filme Madagascar, também é tocada durante o curso para que as crianças aprendam a fazer compressões no ritmo certo. “Para nós, ações como essa são muito importantes. Ao integrá-las, podemos compartilhar conhecimento e contribuir ainda mais com a saúde da população”, finaliza o Dr. Penna do HCor.

    Hospital do Coração

    O HCor é referência nacional e internacional em cardiologia e outras especialidades, sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de excelência do Brasil que compõem o convenio de Apoio Institucional ao SUS.

    Em 2012, o HCor conquistou pela terceira vez consecutiva a acreditação atribuída pela Joint Commission Internacional, uma das mais importantes certificações mundiais em serviço de saúde. Além disso, foi o primeiro hospital da América Latina a conseguir duas certificações pela JCI para os Programas Clínicos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e de Insuficiência Cardíaca (IC), demonstrando excelência no tratamento das doenças cardiovasculares.

    Porém, o HCor não cuida apenas do coração de seus pacientes. Ele avança para outras áreas, como neurologia e oncologia, que estão se tornando cada vez mais necessárias diante do envelhecimento da população. A promoção da saúde é feita desde a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças até os tratamentos mais sofisticados, como cirurgias em salas híbridas e terapia com raios gama. Esse elevado padrão de qualidade alia-se à dedicação em manter um atendimento humanizado e à sua constante preocupação social, promovendo a filantropia e o voluntariado.

    Instituto Horas da Vida

    Criado em dezembro de 2012 pelo doutor João Paulo Ribeiro e pelo administrador Rubem Ariano, o Instituto Horas da Vida nasceu como uma solução para que, de maneira organizada, mais pessoas tivessem acesso à saúde. Nele, os médicos e profissionais da saúde atendem voluntariamente pessoas assistidas por instituições com trabalho social reconhecido como: APAE São Paulo, ASA – Associação Santo Agostinho, Grupo Cultural AfroRaggae, Fundação Bachiana Filarmônica, Clube dos Paraplégicos de São Paulo, Lar Sírio, Associação Beneficente da Santa Fé e Saúde de Criança – nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

    Serviço:
    Data: 25/05/2015
    Hora: das 8h ao meio-dia
    Local: CEU Vila do Sol
    Endereço: Avenida dos Funcionário Públicos, 369, Vila do Sol, Jardim Angela
    Organizadores:

    HCor
    Homepage: www.hcor.com.br
    Facebook: www.facebook.com/HCor.Oficial

    Horas da Vida
    Homepage: www.horasdavida.org.br
    Facebook: www.facebook.com/horasdavida

    Unidades