• HCor na XVII Maratona Internacional de São Paulo | HCor | Hospital do Coração
    HCor na XVII Maratona Internacional de São Paulo

    HCor na XVII Maratona Internacional de São Paulo

    Hospital do Coração traz para a XVII Maratona Internacional de São Paulo a Caminhada do Coração HCor e promove conceito de qualidade de vida

    HCor ressalta a importância da prevenção aos participantes da prova por meio de boas práticas esportivas

    No próximo dia 19 de junho a partir das 8h25 acontece a XVII edição da Maratona Internacional de São Paulo, que contará com a participação do HCor – Hospital do Coração – por meio da Caminhada do Coração. Além disso, o hospital disponibilizará aos atletas 22 ambulâncias de apoio que oferecerá o auxílio emergencial aos participantes.

    O cardiologista e médico do esporte do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb, participará nessa sexta-feira (17/06), de um ciclo de palestras no auditório do Ginásio do Ibirapuera, a partir das 11h, com o tema: “benefícios e riscos da atividade física”. Durante a palestra, serão abordados as vantagens da prática da atividade física, importância da prevenção bem como os problemas ocasionados pelos esportistas que fazem exercícios sem orientação e respaldo médico e riscos de morte súbita em esportistas que não fazem avaliação médica prévia.

    A Maratona de São Paulo contará com a participação de atletas profissionais, esportistas amadores e portadores de necessidades especiais. A competição terá as provas 10K, 25K e Caminhada do Coração 3k, com largadas na Avenida Jornalista Roberto Marinho e chegada distinta para cada categoria. No caso da Caminhada do Coração HCor a largada será às 8h25 com chegada na Avenida Jornalista Roberto Marinho. A TV Globo mostra ao vivo a largada da prova feminina, às 07h50m e, na sequência, às 08h30m, a largada masculina. A partir das 9h, a corrida será exibida dentro do Esporte Espetacular.

    Após a maratona, especialistas do HCor e da UNIFESP atenderão 30 atletas em uma tenda (de 30 a 50 anos) para a coleta de sangue em repouso. O objetivo desse estudo é avaliar nesses atletas se houve alterações que possam indicar problemas cardíacos por meio dos exames de sangue . Após 72 horas, esses atletas farão novamente os exames para verificarem se houve alteração com os coletados no dia da maratona. Trabalhos científicos realizados em maratonas de Boston e Londres evidenciaram alterações parecidas com infarto agudo do miocárdio em atletas, por isso estamos avaliando esses atletas em nosso país para termos um parâmetro”, explica Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista e médico do esporte do HCor.

    O HCor alerta sobre a importância de conscientizar profissionais e amadores na busca de uma atividade física segura. Caminhadas e corridas são práticas saudáveis, porém devem ser avaliadas previamente por uma equipe médica, que indicará ao paciente a quantidade e intensidade ideal para a prática desses exercícios.

    De acordo com o cardiologista e responsável pelo Sport Check-up do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb, toda prática de esportes é bem vinda, desde que realizada de forma correta e sem exageros ao organismo. “Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, entre outros. Porém elas devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo. Ações como a Caminhada do Coração HCor comprovam a importância da atividade física no contexto de saúde, qualidade de vida e entretenimento. Elas são indicadas a pessoas interessadas na prática de exercícios físicos, mesmo sendo sedentárias, atletas ou amadores”, completa Ghorayeb.

    Sempre presente em eventos esportivos, o HCor traz para a Maratona Internacional de São Paulo o conceito de saúde e qualidade de vida, com a distribuição de Revistas do Coração – por meio de matérias sobre a importância da atividade física e como elas devem ser realizadas de maneira correta, com dicas sobre cuidados com o corpo, articulações, alimentação, entre outros.

    Evite lesões ortopédicas mais frequentes e tome cuidado com seu coração

    • Prepare a musculatura. Faça um aquecimento com trote, por cerca de 5 a 10 minutos antes de iniciar a atividade;
    • Faça alongamento na parte posterior da coxa, panturrilha, quadríceps e músculos anteriores da perna, em três séries para cada grupo muscular, de 30 segundos cada uma;
    • O tênis deve proteger primordialmente os membros inferiores contra os impactos de repetição. As necessidades podem variar de acordo com a intensidade da atividade, mas sistemas de amortecimento de ar ou gel são importantes;
    • A roupa, embora não interfira diretamente nas lesões, pode gerar desconforto durante a atividade e interferir no seu desempenho. Prefira tecidos que permitam uma transpiração mais livre;
    • Postura ereta, com balanço harmônico dos braços a passadas suaves, garantem a estabilização de toda a estrutura do corpo, evitando o tensionamento e lesões;
    • Qualquer sintoma deve ser valorizado: palpitações, falta de ar, dores no peito, tonturas, pare imediatamente a sua corrida e procure auxílio médico.

    Dicas de alongamento (a ser feito de preferência ao acordar pela manhã)

    • Alongue a parte posterior da coxa, panturrilha, quadríceps e músculos anteriores da perna. Faça três séries de 30 segundos cada;
    • Faça um aquecimento para preparar a musculatura. No estilo “trote” movimente-se por 5 a 10 minutos;
    • Mantenha a postura ereta, com balanço harmônico dos braços e passadas suaves para garantir uma maior estabilidade de toda estrutura corporal, evitando lesões;
    • Escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;
    • Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre.

    Unidades