x
HCor participa da etapa Brasilia do Circuito Ecorrida

HCor participa da etapa Brasilia do Circuito Ecorrida

HCor participa da etapa Brasilia do Circuito Ecorrida

Referência em cardiologia e medicina do esporte, o Hospital do Coração disponibiliza ambulâncias de apoio durante o evento esportivo

No próximo domingo, dia 27 de novembro o Circuito Ecorrida 30k encerrará a temporada de 2011 com a etapa de Brasília. O HCor – Hospital do Coração disponibilizará ambulâncias de apoio às provas e levará ao evento conceitos de saúde, qualidade de vida e promoção à saúde.

Os participantes poderão disputar três modalidades para completar os dez quilômetros da última etapa do circuito 2011: Terra, com equipes de no mínimo dois e no máximo seis integrantes; Água, disputada por equipes de três atletas; e a Fogo, com equipes compostas por dois participantes.

De acordo com o cardiologista e supervisor do Pronto-Socorro do HCor, Dr. César Jardim, “caminhar ou correr são apenas duas das muitas maneiras para iniciar uma prática saudável. Além de produzir inúmeros benefícios, previnem doenças cardiovasculares. Porém, para começar qualquer exercício físico, é necessário que o esportista siga corretamente algumas regras básicas para que a atividade não se torne um problema”, acrescenta.

Prevenção

É fundamental que o esportista procure um bom médico antes de iniciar qualquer atividade física para que receba uma orientação ideal para cada tipo físico e não exagere nos exercícios. É importante também incluir precauções na rotina, como evitar postura inadequada e o uso constante do salto alto, para o caso das mulheres, pois podem prejudicar o sistema articular do corpo.

Importante também é a questão da alimentação, pois a reeducação alimentar, a eliminação do excesso de gordura, a inclusão de frutas e a hidratação antes, durante e depois da prova, completam a preparação para as corridas e caminhadas.


Orientações HCor para o dia do evento:

  • Utilize roupas leves e calçado confortável;
  • Alimente-se uma hora antes do exercício;
  • Restrinja-se a levar somente o necessário, o guarda-volumes tem espaço restrito.


Evite lesões:

  • Prepare a musculatura. Faça um aquecimento com trote, por cerca de 5 a 10 minutos antes de iniciar a atividade;
  • Faça alongamento na parte posterior da coxa, panturrilha, quadríceps e músculos anteriores da perna, em três séries para cada grupo muscular, de 30 segundos cada uma;
  • O tênis deve proteger primordialmente os membros inferiores contra os impactos de repetição. As necessidades podem variar de acordo com a intensidade da atividade, mas sistemas de amortecimento de ar ou gel são importantes;
  • A roupa, embora não interfira diretamente nas lesões, pode gerar desconforto durante a atividade e interferir no seu desempenho. Prefira tecidos que permitam uma transpiração mais livre;
  • Postura ereta, com balanço harmônico dos braços a passadas suaves, garantem a estabilização de toda a estrutura do corpo, evitando o tensionamento e lesões.


Anote na agenda:

HCor no Circuito Ecorrida – Etapa Brasília
Dia: 27 de novembro (domingo) – A partir das 08h00
Largada e Chegada: Esplanada dos Ministérios