• HCor realiza medição de monóxido de carbono no Dia Nacional de Combate ao Fumo | HCor | Hospital do Coração
    HCor realiza medição de monóxido de carbono no Dia Nacional de Combate ao Fumo

    HCor realiza medição de monóxido de carbono no Dia Nacional de Combate ao Fumo


    Teatro Dia Nacional de Combate ao Fumo

    Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo o HCor, fará no dia 29 de agosto a medição do índice de monóxido de carbono no hospital. Além disso, o setor de Psicologia promoverá um teatro educativo com a peça “Escolhas” para conscientizar à população sobre os riscos trazidos pelo fumo ativo e passivo. A peça foi produzida por um grupo de funcionários do HCor, dentro do Projeto HCor Arte, com o intuito de apresentar o impacto do tabagismo na saúde, como evitar o primeiro contato com o cigarro e dicas para deixar de fumar.

    Segundo Silvia Cury Ismael, coordenadora do Serviço de Psicologia e responsável pelo Programa de Cuidado Integral ao Fumante do HCor, “as pessoas precisam ter a consciência que o cigarro precisa ser retirado de sua vida, pois fumar causa males à saúde e ao nosso meio ambiente. O cigarro é uma droga lícita que consequentemente abre as portas para o consumo de drogas ilícitas”, completa a psicóloga. Outro dado importante é que os jovens têm fumado cada vez mais o narguilé que por utilizar fumo perfumado, parece não fazer mal. Mas uma sessão de narguilé corresponde a 100 cigarros fumados em quantidade de nicotina.

    Em muitos países, a indústria do tabaco tem aumentado a adição de aromatizantes e sabores a seus cigarros e produtos derivados. “Existem inúmeros estudos e evidências de que aromatizantes de produtos derivados do tabaco os tornam mais atraentes e aumentam seu consumo geral, assim como exemplos de indústrias de tabaco que usam aromatizantes”, explica a psicóloga.

    Sobre o Programa de Cuidado Integral ao Fumante do HCor:

    Formado por grupos de cinco a 10 pessoas que se reúnem uma vez por semana, durante dois meses, o programa tem obtido êxitos inéditos. Após início do tratamento, por exemplo, cerca de 80% dos pacientes permanecem em abstinência. Depois de um ano, 60% deles resistem ao cigarro, diminuindo consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer de diversos tipos, diabetes, entre outros males.

    O Programa de Cuidado Integral ao Fumante é um dos trabalhos realizados pelo Serviço de Psicologia do HCor, que há 18 anos atua fortemente na instituição com palestras educativas para jovens e adultos, além do atendimento interno a pacientes do hospital. Ao todo, desde o seu lançamento há 18 anos, já passaram pelo programa mais de 800 pessoas e, após a lei houve um aumento de 40% na procura pelo tratamento.


    Como o cigarro afeta os fumantes passivos?

    • Fumar em ambientes fechados prejudica as pessoas com quem o fumante convive. Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter doenças como infarto do coração, câncer de pulmão, diabetes e catarata precoce;
    • Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagista, maior a chance de adoecer. As crianças normalmente são as mais afetadas, sofrendo com bronquite e pneumonia, asma e infecções do ouvido médio;
    • Basta manter um cigarro aceso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da sua fumaça. Ao fim do dia, em um ambiente poluído, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros.


    Dicas para parar de fumar:

    • Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só;
    • Tome água quando tiver vontade de fumar;
    • Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;
    • Modifique sua rotina o máximo possível;
    • Faça exercícios regularmente;
    • Procure não substituir o cigarro pela comida;
    • Escove os dentes logo após as refeições;
    • Pratique relaxamento e exercícios de respiração;
    • Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde;
    • Procure ajuda de especialistas se não conseguir parar sozinho.


    Anote na agenda:

    Teatro Educativo – Peça “Escolhas” e Medição de Monóxido de Carbono no HCor
    Data: 29 de agosto – Das 10h00 às 12h00
    Local: Hospital do Coração – HCor
    Endereço: R. Desembargador Eliseu Guilherme, 147 – Paraíso – 2º Andar – Auditório 01 – SP

    Unidades