IV Exposição Inovadores do HCor

Exposição Inovadores estimula ideias criativas desenvolvidas pelos colaboradores do HCor

Uma pequena peça instalada na parte posterior do frigobar mantém o aparelho afastado da parede e, com isso, evita o superaquecimento do equipamento ou a colocação de uma breve frase na prescrição médica alerta quando há alguma não conformidade que precisa ser adequada. Muitas vezes, ideias simples e criativas resolvem grandes problemas, proporcionam melhorias nos processos e racionalizam o uso de recursos. E essas sugestões com frequência estão na cabeça dos profissionais que trabalham diretamente nas áreas em que os problemas são enfrentados.

Para estimular seus colaboradores a desenvolverem soluções que levem ao aprimoramento de processos ou de produtos, o HCor realiza anualmente a Exposição Inovadores para premiar ações criativas que, colocadas em prática, produziram benefícios concretos. Neste ano foram 29 trabalhos inscritos e analisados por um grupo de quatro jurados externos, formado por dois enfermeiros e dois administradores, todos especializados em Qualidade em Saúde. A iniciativa também premiou com Menção Honrosa o trabalho escolhido por meio de voto popular eletrônico, que teve a participação de 560 pessoas, entre colaboradores e visitantes.

O primeiro lugar foi para o projeto Ventila Fácil, de colaboradores da Manutenção. Por meio da colocação de um pequeno dispositivo que mantém o móvel do frigobar afastado da parede é possível garantir a ventilação permanente do equipamento, evitando o superaquecimento. Em segundo lugar ficou a ideia de um grupo de profissionais dos setores de Farmácia e Informática. Muitas prescrições médicas enviadas à Farmácia precisam ser adequadas em algum ponto e essa observação era digitada no rodapé da prescrição. Para ampliar a leitura dessa informação e, consequentemente, a adequação da não conformidade foi inserida em destaque a frase ATENÇÃO AO RODAPÉ.

Outra solução criativa possibilitou aprimorar um processo dentro da área de Recursos Humanos do hospital, reduzindo custos materiais e de tempo de trabalho, eliminando desperdícios e aumentando ainda mais a confiabilidade do processo e a satisfação do colaborador. Em razão desses ganhos, o trabalho ficou em terceiro lugar. Já a Menção Honrosa foi para profissionais da Higiene e Limpeza pelo projeto Proteção com mais Economia. Com a troca de luvas descartáveis por produtos de látex não descartáveis foi possível preservar a qualidade do serviço de higiene e, ao mesmo tempo, conseguir uma substancial economia de recursos. Cada colaborador envolvido na limpeza utilizava diariamente uma caixa com 50 pares de luva descartáveis por andar. O mesmo trabalho passou a ser feito com as novas luvas, que têm durabilidade de quinze dias. A economia alcançada com a medida supera os R$ 7 mil por mês.

São soluções fáceis de implantar, que têm com principais características a criatividade com que foram concebidas e os benefícios produzidos. Essa criatividade costuma estar latente no pensamento dos colaboradores diretamente envolvidos no trabalho. E o mérito do HCor foi estimular a concretização das sugestões, por meio da Exposição Inovadores, permitindo que iniciativas de seus profissionais sejam colocadas em prática, produzindo benefícios para os próprios colaboradores, pacientes, familiares e para a instituição como um todo.