• Jogos Pan-Americanos de Guadalajara | HCor | Hospital do Coração
    Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

    Jogos Pan-Americanos de Guadalajara


    COB enviará pela primeira vez uma ginecologista do esporte para acompanhar as atletas nos Jogos Pan-Americanos

    O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) convidou a ginecologista do esporte do HCor, Dra. Tathiana Parmigiano para integrar o corpo médico e acompanhar a rotina das atletas brasileiras nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A especialista ressalta a importância de não se subestimar a influência das questões ginecológicas sobre o desempenho esportivo de uma mulher atleta e valoriza a iniciativa do COB ao propor esse cuidado também com a saúde das mesmas.

    “Cada vez mais teremos os fatores femininos como “aliados” e cada vez menos os sintomas pré-menstruais ou menstruais atrapalharão o rendimento delas. Além disso, poderemos fornecer informação, pois muitas vezes nem mesmo sabem que podem ser ajudadas”, acrescenta.

    A ginecologista do esporte do HCor, explica que é importante trabalhar para que esses sintomas não atrapalhem os resultados da atleta. “Toda mulher está sujeita a variações hormonais inerentes ao ciclo menstrual. Mas podemos tentar fazer com que a prática e o desempenho esportivo não sejam prejudicados por isso. A Ginecologia do Esporte é uma nova aliada e está atenta a essa realidade”, esclarece. Com o aumento da participação das mulheres nos esportes, as particularidades relacionadas ao organismo feminino tem recebido cada vez maior atenção. “O papel da Ginecologia do Esporte é fruto dessa realidade. Essas mulheres, amadoras ou profissionais, desejam uma vida mais saudável e também melhores resultados, precisando que seus hormônios sejam parceiros nessa busca”, finaliza a especialista.

    Unidades