x
Participação da Psicologia do HCor no 9 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar – SBPH / Belo Horizonte 2013

Participação da Psicologia do HCor no 9 Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar – SBPH / Belo Horizonte 2013

Nos dias 22 a 25 de agosto o Serviço de Psicologia do HCor marcou presença no 9º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), que contou com a presença de aproximadamente mil pessoas no Minascentro, em Belo Horizonte.

Estavam presentes a gerente do Serviço de Psicologia do HCor, Silvia Cury (Presidente da Comissão Científica do 9º congresso SBPH e membro permanente do conselho consultivo por ter presidido a SBPH de 2003/2005), a coordenadora Simone Guidugli e a psicóloga da UTI adulto Juliana Batista (Diretoria da SBPH do biênio 2011-2013), que puderam levar suas experiências na atuação da psicologia no HCor. O Serviço de Psicologia, foi representado no Congresso pelas três através das participações em 5 mesas redondas, 1 Conferência, 1 Mini-Curso, Avaliações de temas livres (na modalidade pôster e tema oral), 3 coordenações de mesa-redonda e na organização do Fórum Internacional de Psicologia e Hospital: TCC (Teoria Cognitivo-Comportamental) , cuja vinda do Dr. Fabían Orlando Olaz, da Argentina foi patrocinada pelo HCor.

Grupo

A gerente Silvia Cury ministrou o minicurso de Capacitação para o Tratamento de Tabagismo certificado pela Inter American Heart Foundation, coordenou o Fórum de TCC no Hospital e fez uma conferência sobre a Bioética em pesquisa com seres humanos.

A coordenadora Simone Guidugli pôde levar sua experiência na Unidade Fetal e o acompanhamento à gestante antes, durante e após o parto, um serviço diferencial em São Paulo e ainda com poucas realizações no Brasil, bem como falar sobre os impactos emocionais da cirurgia cardíaca infantil.

A psicóloga da UTI adulto Juliana Batista, além de coordenar algumas atividades e estar envolvida na organização geral do Congresso, também compartilhou sua experiência no acompanhamento às famílias e pacientes de UTI, e a atuação do psicólogo em situações de emergência.

A mesa-redonda “Hospital do Coração: possibilidades do psicólogo em cardiologia” trouxe os temas:

  • Unidade Fetal
  • Programa de Cuidados Clínicos
  • Unidades de Emergência

  • Além disso, foi realizado o terceiro lançamento do livro do Setor: “Psicologia Hospitalar: Articulando conceitos com a prática clínica” e a divulgação das atividades e eventos anuais da Psicologia estava sendo realizada em um stand do HCor.

    E como novos desafios sempre aparecem vale a pena ressaltar que a psicóloga Juliana Batista foi reeleita para a próxima gestão da Diretoria da SBPH (Biênio 2013-2015) e se mantém como representante do Brasil no conselho consultivo da ULAPSI (União Latino Americana das entidades de Psicologia). A gerente Silvia Cury foi eleita a presidente do 10º Congresso que acontecerá em 2015 em São Paulo. Certamente será outro espaço de grande importância para o trabalho que o Serviço de Psicologia do HCor vem desenvolvendo há 35 anos.

    Congresso