Projeto da filantropia HCor

Hospital do Coração e Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior formam sua primeira turma de auxiliar em enfermagem

Parceria faz parte de um dos 30 projetos da filantropia do HCor que tem como característica principal trabalhar com a inclusão social por meio da qualificação técnica em enfermagem

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, em parceria com o Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior e Colégio da Cidadania Zumbi dos Palmares HCor acaba de formar sua primeira turma como auxiliar de enfermagem.

A formatura aconteceu no Salão Nobre do Espaço Rosa Rosarun, em Pinheiros, juntamente com a comemoração pelo “Dia da Abolição” e os alunos do Colégio da Cidadania Zumbi dos Palmares HCor fizeram o juramento profissional para dar início à carreira de enfermagem.

Na presença de autoridades políticas como, o prefeito Gilberto Kassab, a equipe pedagógica, Fernanda Oliveira, Coordenadora Técnica do Curso de Enfermagem do HCor, Giane Eli Sanino, da Faculdade Zumbi dos Palmares a as professoras Márcia Loduca e Mercedes Cofiel, do Centro Paula Souza, acompanharam os 29 alunos do curso no juramento, que lhes conferiu o cerificado de Auxiliar de Enfermagem.

Os 200 convidados presentes puderam acompanhar o compromisso selado pelos alunos, primando pela ética, responsabilidade profissional e social e pelo exercício da cidadania durante toda vida profissional.

“Esse projeto da filantropia do HCor tem como objetivo principal trabalhar com educação profissionalizante de qualidade e inovação juntamente com a inclusão social. O resultado nos primeiros 10 meses é plenamente satisfatório, pois oferecemos um curso diferenciado em relação ao mercado concorrente, além das instalações do hospital para a realização dos estágios práticos, que é sem dúvida um privilégio para esses alunos. O curso segue com a qualificação em Técnico em Enfermagem com previsão de conclusão em dezembro de 2011, porém todos os alunos nesse momento já têm condições de disputar o mercado de trabalho nas melhores Instituições de saúde da rede privada e pública”, explica Fernanda Oliveira, Coordenadora Técnica do Curso de Enfermagem do HCor.

HCor e Faculdade Zumbi dos Palmares:

O Colégio da Cidadania Zumbi dos Palmares HCor nasceu da parceria firmada em dezembro de 2008 centre o HCor e o Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior – Faculdade Zumbi dos Palmares. A Unipalmares é um dos 30 projetos da filantropia do HCor que tem como característica principal trabalhar com a inclusão social por meio da qualificação técnica em enfermagem para 30 pessoas selecionadas pela da Afrobrás – entidade não governamental que visa a formação e inclusão de pessoas de classe sócio econômica baixa e vulnerabilidade social no mercado de trabalho formal. Foi com esta filosofia que a Instituição assumiu esse projeto.

Parceria filantrópica:

O HCor – Hospital do Coração, um dos seis hospitais de excelência do Brasil, segundo o Ministério da Saúde, é referência no tratamento de problemas coronários e possui 30 projetos de filantropia aprovados pela nova legislação de Filantropia Hospitalar, sendo sete deles voltados para a cardiologia pediátrica.

Em novembro de 2008, a Instituição passou a integrar o convênio de “Apoio Institucional ao Sistema Único de Saúde – SUS” e, além do atendimento gratuito que continua sendo prestado pela Instituição à população mais necessitada na área de cardiologia pediátrica, o HCor contribui de forma importante na questão de avaliação de tecnologias em saúde, em programas de melhoria de qualidade assistencial no SUS, na condução de pesquisa clínica que gere conhecimento relevante para a melhoria de saúde da população, além de apoiar instituições de ensino comprometidas com igualdade e inclusão social.