• São Silvestre 2011 | HCor | Hospital do Coração
    São Silvestre 2011

    São Silvestre 2011

    O HCor – Hospital do Coração encerra o calendário esportivo com a participação na 87º edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no próximo dia 31 de dezembro, com apoio por meio de 30 ambulâncias UTI´s para o pronto-atendimento dos atletas durante todo o percurso de 15 quilômetros. Será entregue aos participantes Revistas do Coração – por meio de matérias sobre a importância da atividade física e como elas devem ser realizadas de maneira correta, com dicas sobre cuidados com o corpo, articulações, alimentação, entre outros. Acesse o conteúdo da Revista do Coração pelo site – http://www.hcor.com.br/SaladeImprensa/RevistadoCoração.

    Segundo o cardiologista e médico do esporte do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb, os iniciantes da prática de atividade física podem realizar exercícios físicos moderados quatro dias por semana – 60 minutos por vez e incluir caminhadas aceleradas de 15 minutos.“É importante não esquecer de reservar um dia de descanso entre os dias de malhação. Caso contrário, terá aumentado os riscos cardiovasculares e ortopédicos. Antes de iniciar qualquer atividade física mais intensa é importante uma consulta com um cardiologista especializado no esporte para que ele avalie as condições clínicas e possíveis limitações médicas durante a atividade física e esportiva por meio de exames de laboratório, eletrocardiograma, teste ergométrico ou cardiopulmonar ”, explica Dr. Ghorayeb.

    Para os atletas profissionais que vão participar da corrida, é importante acelerar o treino, fortalecer a preparação física e balancear a dieta. Quem começou a correr agora e vai participar da São Silvestre, tenha muito cuidado para não prejudicar seu corpo, pois a corrida exige bastante preparo físico do atleta.

    Hospital do Coração e o incentivo da prática esportiva
    O HCor incentiva a prática de atividade física como forma para levar uma vida com muito mais qualidade. Para atender sendentários, iniciantes, esportistas e atletas, o HCor possui um Centro de Ortopedia e Medicina Esportiva reconhecido internacionalmente, além de contar com o Instituto do Joelho e Sport Check-up.

    O Sport Check-up HCor
    O Sport Check-up HCor é um programa de diagnóstico médico altamente especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Indicado para atender aos mais variados perfis de clientes: sedentários, esportistas iniciantes e não assíduos, atletas amadores e profissionais.

    O serviço oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita o dia-a-dia das pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. O programa conta ainda com profissionais altamente qualificados, com a estrutura de ponta do Centro de Diagnósticos do HCor e reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia, medicina do esporte e, à partir do próximo mês, um fisiologista fará parte da equipe.

    Muitos exemplos demonstram o perigo que existe em exigir melhor desempenho do corpo sem antes avaliar de forma completa e científica os seus verdadeiros potenciais. Além de complicações imediatas e de alta gravidade, como arritmias, dificuldades respiratórias e até mesmo paradas cardíacas, podem ocorrer lesões osteoarticulares, que às vezes chegam a incapacitar os esportistas e atletas para o exercício da sua atividade. O oposto também gera problemas.

    Os conhecimentos científicos modernos indicam que o sedentarismo é um dos mais importantes fatores de risco para o aparecimento de doenças degenerativas cardiovasculares e do metabolismo como o diabete e a síndrome metabólica. A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção e manutenção da saúde.

    O Instituto do Joelho HCor – tem como o objetivo de aperfeiçoar e atualizar técnicas cirúrgicas e de reabilitação (fisioterapia), o Instituto do Joelho propõe um atendimento de alto nível à esportistas de todos as modalidades, bem como de doenças da cartilagem articular em idosos (artrose). Por meio de consultas e avaliações realizadas por uma equipe multiprofissional, o Instituto do Joelho define o melhor tratamento com resultado final no mais curto espaço de tempo.

    Aliado aos mais altos padrões de tecnologia para o tratamento das lesões do joelho, o Instituto disponibiliza de máquina de isocinético para avaliação computadorizada da musculatura ao redor do joelho, Balance System, que tem a finalidade de mensuração e treinamento da agilidade da articulação. Além disso, o Instituto conta também com o SportsMetric™, que tem como objetivo a prevenção de lesões bem como a avaliação de retorno ao esporte. Sendo a única unidade licenciada pelo método em toda America do Sul. Nos exames para avaliação ligamentar o setor dispõe do Artrometro KT-2000™ que objetiva a quantificação da frouxidão ligamentar em milímetros assistida por computador.

    Centro de Ortopedia e Reabilitação no Esporte
    Considerada um dos mais importantes centros nacionais da especialidade, o Centro de Medicina Esportiva do HCor reúne uma equipe altamente especializada com os mais modernos recursos tecnológicos para dar assistência a todas as patologias ortopédicas.


    Anote na agenda:

    87ª Edição da São Silvestre
    Dia: 31/12/2011 – A partir das 15hs
    Largada: Av. Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo – MASP
    Chegada: Praça Túlio Fontoura, em frente ao Obelisco do Ibirapuera

    Unidades