• Serviço de reabilitação do HCor conta com novos programas de tratamento | HCor | Hospital do Coração
    Serviço de reabilitação do HCor conta com novos programas de tratamento

    Serviço de reabilitação do HCor conta com novos programas de tratamento

    Serviço de reabilitação cardíaca, pulmonar e metabólica do Hospital do Coração conta com novos programas de tratamento

    Reabilitação de obesos pré e pós-cirurgia bariátrica e o condicionamento físico supervisionado, direcionado a diversas especialidades, são as novidades

    O programa de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do HCor – que contempla uma ampla abordagem multidisciplinar nas áreas de cardiologia, pneumologia, fisiatria, psicologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia e educação física – conta agora com dois novos serviços: Reabilitação de obesos pré e pós-cirurgia bariátrica e o condicionamento físico supervisionado, direcionado a diversas especialidades.

    “Além da prevenção, o programa de reabilitação do Hospital do Coração tem ação terapêutica, pois promove a melhora da função cardiovascular e possibilita a recuperação do paciente física e psicossocialmente”, explica o Dr. Carlos Alberto Hossri, cardiologista responsável pelo programa de reabilitação cardíaca, pulmonar e metabólica do HCor.

    A essência do serviço de reabilitação não é apenas buscar o restabelecimento dos pacientes acometidos de eventos cardiovasculares como, por exemplo, infarto do miocárdio, angina, angioplastia coronária, cirurgia de revascularização miocárdica, mas também reduzir as chances de um novo evento e também evitar que o primeiro evento possa acontecer. “Os objetivos do serviço coincidem com a missão do HCor que é promover a recuperação da saúde, utilizando tecnologia de ponta e humanismo.”, acrescenta Hossri.

    Estudos de casos

    O acompanhamento dos pacientes possibilita a realização de pesquisas e estudos que são utilizados como parâmetros no desenvolvimento de novas técnicas e modelo de resultados obtidos. Atualmente, o serviço trabalha no estudo do treinamento respiratório em pacientes com importante disfunção cardíaca ou pulmonar, que vem demonstrando a significativa melhora na tolerância ao exercício e do padrão ventilatório dos pacientes com grande limitação da capacidade funcional. “Observamos a redução nítida do número de reinternações hospitalares desse grupo de pacientes com cardiopatia e ou pneumopatia grave”, comenta o Dr. Hossri.

    Outros dois estudos se destacam. Um deles demonstra a redução de arritmias cardíacas mensuradas pela telemetria multicanal de cardiopatas portadores de marcapassos com desfibriladores implantados (CDI), após as primeiras semanas das sessões de exercício no programa de reabilitação. O outro estuda a resposta do metabolismo oxidativo, da tolerância ao exercício e da qualidade de vida, antes e após o treinamento físico, por meio do programa de reabilitação cardiopulmonar, com excelentes resultados preliminares.

    Sobre a Reabilitação do HCor

    O conceito de reabilitação se desenvolveu inicialmente após as grandes guerras, quando os governos se deram conta dos custos econômicos, familiares e sociais decorrentes das lesões e sequelas dos seus cidadãos e deram início as medidas de reparação e integração dos indivíduos, tanto no âmbito social quanto econômico. Atualmente, o processo de reabilitação está associado a um conceito mais amplo de saúde, incorporando o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito. É considerado como um processo em que diversos profissionais devem estar envolvidos, o médico, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional, o educador físico ou qualquer outro profissional de saúde empenhado na melhoria da qualidade de vida do paciente.

    O Serviço de Reabilitação do HCor desenvolve um programa individualizado, coordenando toda a assistência de forma que os resultados sejam focados em intervenções que otimizem as atividades e a participação das pessoas atendidas. Um processo de avaliação direciona a abordagem do tratamento de acordo com as necessidades e os resultados esperados para cada pessoa, isto é, desenvolver a assistência com base na necessidade de cada um.

    O HCor dispõe de outros programas de reabilitação, que incluem a abordagem de afecções cardíacas, respiratórias, ortopédicas, entre outras. Todos os programas são voltados à promoção da saúde e à melhora da qualidade de vida, além de dispor, também, de programas direcionados a atletas e àqueles que desejam iniciar ou aprimorar a prática de atividade física, bem como para pacientes com distúrbios de peso.

    Unidades