• Técnica inovadora combate dor nas costas sem cirurgia | HCor | Hospital do Coração
    Técnica inovadora combate dor nas costas sem cirurgia

    Técnica inovadora combate dor nas costas sem cirurgia

    Técnica inovadora combate dor nas costas sem cirurgia

    Um em cada três brasileiros sofre com dores na coluna. Até 90% dos pacientes tratados com a fisiatria intervencionista respondem bem ao procedimento e ficam livres das dores crônicas. Técnica minimamente invasiva já foi aplicada em 150 pacientes no Spine Center do Hospital do Coração (HCor)

    Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 90% das pessoas passam ao menos por um episódio de dor nas costas durante suas vidas. No Brasil, uma em cada três pessoas sofre com esse problema, que pode ser tratado de diferentes formas.

    O Brasil agora conta com mais uma técnica para o tratamento das dores nas costas, que tem apresentado excelentes resultados e é minimamente invasiva.

    A fisiatria intervencionista é uma modalidade da medicina que trabalha o diagnóstico no ponto de origem da dor, oferecendo assim um tratamento localizado, apresentando bons resultados em até 90% dos pacientes que ficam livres das dores.

    Pioneiros nessa área no país, os especialistas do Spine Center HCor cuidam das mais simples as mais complexas afecções espinhais que envolvam as regiões cervical, torácica, lombar ou sacral da coluna. É um novo conceito em atendimento médico especializado em coluna, onde um corpo clínico multidisciplinar tem o objetivo em comum de promover o mais rápido retorno do paciente as suas atividades.

    De acordo com o fisiatra intervencionista, diretor do Spine Center HCor, Dr. João Amadera , o procedimento evita cirurgias e pode beneficiar todo paciente com dor ou limitação funcional com origem na coluna.

    Praticado nos Estados Unidos desde 2001, o tratamento, que é indicado para pacientes que não obtiveram sucesso com tratamento medicamentoso ou com fisioterapia, é realizado por meio de procedimentos guiados por técnicas de imagem, levando o medicamento diretamente na área lesionada.

    Após uma análise clínica, o fisiatra determina a área lesionada e com a ajuda da Fluoroscopia, que faz a radiografia em tempo real, é feita uma aplicação localizada de anestésico. Após receber o anestésico, o paciente repete os movimentos que eram limitados ou que causavam incômodo para verificar se a medicação atingiu o ponto exato responsável pela sua dor. Depois, com uma técnica semelhante, o paciente recebe aplicação localizada de medicações. “Essa dinâmica de busca por um diagnóstico preciso garante que todos os profissionais da equipe médica trabalhem em prol de um objetivo em comum. O atendimento passa a ser centrado nas necessidades individuais do paciente” explica. O procedimento precisa ser repetido entre duas e três vezes, dependendo do caso e o paciente fica sem as dores por até um ano”, completa o fisiatra intervencionista diretor do Spine Center HCor Dr. Daniel Pimentel.

    O Spine Center HCor: pioneiros no Brasil, o Spine Center possui fisiatras intervencionistas especializados nas patologias da coluna como hérnias de disco, estenose espinhal, dores cervicais e nos membros superiores, dores lombares e doenças degenerativas da coluna com uma experiência adquirida na Harvard Medical School que preconiza evitar a cirurgia de coluna e priorizar outros tipos de tratamentos. O centro ganhou estrutura própria dentro do HCor com equipamentos de última geração.

    Os especialistas realizam procedimentos minimamente invasivos e não cirúrgicos guiados por radioscopia, tratamentos clínicos para os casos sem indicação de bloqueios ou para as dores de origem músculoesqueléticas, tratamento fisioterapêutico e reabilitação para as atividades do dia-a-dia por meio de equipe multidisciplinar composta por médicos fisiatras, fisioterapeutas, etc.

    Unidades