x
Tele-Eletrocardiografia Digital

Tele-Eletrocardiografia Digital

Projeto de Tele-Eletrocardiografia Digital, entre HCor e Ministério da Saúde completa mais de seis mil eletrocardiogramas realizados no país

Tecnologia do HCor para a realização de eletrocardiogramas nas ambulâncias do SAMU já completa 6273 laudos concluídos para a detecção de problemas cardíacos

Implantado desde novembro de 2009, o sistema de Tele-eletrocardiografia Digital – parceria entre HCor – Hospital do Coração e Ministério da Saúde – já passa dos seus seis mil ECG’s (eletrocardiogramas) realizados. Todos os estados já aderiram ao projeto e foram feitos 6273 laudos no período entre 18 de novembro de 2009 a 31 de maio de 2011. O sistema, implantado em 322 ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (SAMU) do país tem como principal objetivo identificar, de forma rápida, os riscos cardíacos em vítimas atendidas pelo SAMU e, por meio da tecnologia e corpo clínico do HCor repassar um posicionamento sobre a saúde do paciente em poucos minutos, evitando assim riscos de infartos, morte súbita, entre outros.

O Projeto faz parte de uma parceria firmada em 2008 entre Ministério da Saúde e HCor com os Hospitais de Excelência a Serviço do SUS com o objetivo de humanizar e melhorar o atendimento aos pacientes do SUS. O convênio com esses hospitais envolveu a aquisição de novas tecnologias, capacitação profissional, pesquisas e consultorias na área de gestão com a cooperação de hospitais do país de reconhecimento nacional e internacional.

“Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm à disposição nas ambulâncias do SAMU um sistema que, por meio de sinais sonoros transmitidos por um telefone comum ou celular, repassa os batimentos cardíacos do paciente para uma central que codifica esses dados e os repassa para o HCor. O hospital por sua vez, por meio do uma equipe de cardiologistas e enfermeiros analisa os traçados da vítima e repassa o laudo para a equipe do SAMU nas ambulâncias. A partir daí os socorristas avaliam os procedimentos que devem ser aplicados no paciente no momento do resgate”, explica o Superintendente Médico e de Relações Institucionais do HCor, Dr. Luiz Henrique de Almeida Mota.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto no HCor, Dr. Hélio Penna Guimarães, o aumento dos ECG’s se deve a qualidade do atendimento prestado pelo HCor e a capacidade de percepção dos profissionais do SAMU em reconhecer a necessidade do paciente no uso do sistema. “O projeto de Tele-eletrocardiografia Digital está ajudando a salvar muitas vidas graças à agilidade no fornecimento do laudo e a técnica aplicada pelos socorristas do SAMU no atendimento a pacientes com riscos cardíacos. A tecnologia facilita o posicionamento do quadro cardíaco do paciente, o que facilita o momento do resgate e o direcionamento da vítima para a unidade de saúde mais adequada”, explica o cardiologista.

Sobre a Tecnologia do HCor

Cada ambulância do SAMU é equipada com um pequeno aparelho chamado tele-eletrocardiógrafo digital portátil, capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O exame, realizado no paciente em sua residência ou na ambulância, é transmitido para a internet e analisado na Central de Telemedicina do HCor – Hospital do Coração, e o laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos. O projeto entre Ministério da Ministério da Saúde e HCor faz parte da iniciativa Hospitais de Excelência a serviço do SUS, lançado pelo governo federal em 2008.

A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU, 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas de apoio no HCor. O trabalho é realizado diariamente em tempo real.

Dados do Projeto:

Estado

ECG’s realizados

Paraná 1.350
Goias 1.192
Alagoas 35
São Paulo 623
Rio de Janeiro 587
Distrito Federal 444
Pernambuco 20
Rio Grande do Norte 77
Paraíba 100
Bahia 272
Mato Grosso 11
Sergipe 539
Espirito Santo 224
Piauí 123
Minas Gerais 341
Amazonas 72
Maranhão 217
Pará 45
Santa Catarina 96
Roraima 15
Ceará 31
Tocantins 15
Mato Grosso do Sul 35
Acre 3
Rondônia 10
Total 6.273