• Uvas Roxas e Blueberry podem fortalecer o sistema imunológico | HCor | Hospital do Coração
    Uvas Roxas e Blueberry podem fortalecer o sistema imunológico

    Uvas Roxas e Blueberry podem fortalecer o sistema imunológico

    Alguns alimentos cumprem a função de colaborar com a defesa do organismo e evitar uma série de doenças. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, mostra que uvas roxas e blueberry, também conhecida como mirtilo, cumprem este papel de fortalecimento do sistema imunológico.

    O benefício vem de duas substâncias, resveratrol e pterostilbena, ambas da família dos estilbenoides. Segundo a pesquisa, elas agiam em conjunto com a vitamina D, fortalecendo as defesas naturais do organismo. O resveratrol e a pterostilbena aumentaram a expressão do gene CAMP (catelicidina humana), que está diretamente ligado às funções imunes do organismo.

    Outros estudos já indicavam um potencial cardioprotetor e benefícios anti-inflamatórios das substâncias, especialmente do resveratrol, encontrado em uvas roxas. Já a pterostilbena pode ser ingerida a partir das blueberries. “A descoberta reforça um conceito básico da nutrição saudável, o de ingerir menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais, como são as frutas”, afirma o Dr. Celso Cukier, nutrólogo do HCor.

    Os estilbenoides são compostos produzidos por plantas para combater infecções e, na biologia humana, eles parecem facilitar os benefícios da vitamina D. Essa vitamina favorece a absorção de cálcio pelo organismo e diminui o risco de doenças cardíacas. Ela é encontrada principalmente em óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras cruas, leite, carnes e ovo cozido. Além dos benefícios relativos ao cálcio, a vitamina D interfere na chamada imunidade inata, a resposta imune natural do organismo. Quanto mais fortalecida ela estiver, menor será o risco do organismo contrair infecções que requeiram uso de antibióticos.

    Para os pesquisadores, novos estudos são necessários para entender melhor como a alimentação interfere no sistema de defesa. Eles pretendem observar, ainda, se é possível usar compostos naturais para impulsionar a resposta imune inata.

    Anote uma receita de suco antioxidante:

    Separe 1 beterraba pequena, 1 cacho de uvas roxas, meia xícara de blueberry (mirtilo) e/ou 1 polpa de açaí. Bata tudo no liquidificador com pouca água, coe e complete para 2 litros com suco de laranja ou suco de limão diluído com água. Tome até 1 vez ao dia.

    Fonte: Universo Jatobá

    Unidades