Volta às aulas: confira dicas de lanches saudáveis para a criançada

Equipe de nutricionistas do HCor elabora cinco diferentes cardápios para deixar a hora do lanche dos pequenos mais atrativa e saborosa

Voltam as aulas e com elas a dúvida: o que colocar na lancheira das crianças? Os petiscos repetitivos começam a cansar e falta criatividade para deixar aquela pequena refeição mais atrativa e assegurar que os pequenos estão recebendo o aporte de nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento de forma saudável.

O lanche escolar tem como objetivo dar energia às crianças entre as refeições principais e é fundamental para que elas adquiram todos os grupos alimentares que o corpo precisa. De acordo com a gerente de nutrição do HCor, Rosana Perim, a formação do paladar infantil envolve os hábitos familiares. “O incentivo dos pais em estimular as crianças a experimentarem preparações variadas e saudáveis é essencial para evitar o desenvolvimento de algumas doenças e também a obesidade, que afeta cada vez mais essa faixa etária”.

Mas afinal, o que eles precisam?
Como estão em desenvolvimento, as crianças precisam consumir uma variedade de alimentos e em quantidades adequadas. Para garantir uma refeição balanceada, a nutricionista orienta que, ao preparar o lanche, é importante combinar os três principais grupos de alimentos:

Energéticos: são os carboidratos, como pães, biscoitos e bolos caseiros;

Reguladores: ricos em vitaminas e minerais, como as frutas, verduras e legumes;

Construtores: importantes para o crescimento, como as carnes, ovos e lácteos.

Confiram cinco opções de cardápios nutritivos e vão encher os olhos dos pequenos!

Opção 1: 2 pães tipo bisnaguinha com nutella + 1 caixinha de achocolatado + 1 maça;

Opção 2: 1 fatia bolo de chocolate + 1 caixinha de chá + 1 potinho salada de frutas;

Opção 3: 1 fatia de bolo de maçã com aveia e castanhas + 1 caixinha de água de coco;

Opção 4: 2 fatias pão integral com queijo prato light e peito de peru + 1 caixinha de suco de uva orgânico + 1 banana;

Opção 5: 1 muffin de banana + 1 suco soja