XII Copa América de Ciclismo

HCor participa da XII Copa América de Ciclismo e difunde conceito de prevenção

Referência em cardiologia e medicina do esporte, o Hospital do Coração marca presença durante evento que acontece neste domingo

No próximo dia 8 de janeiro, o HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, participará da XII Copa América de Ciclismo. Referência em cardiologia e medicina do esporte, o hospital marca presença no evento com ambulâncias para possíveis atendimentos, durante e após as provas e entrega da Revista do Coração, com dicas e matérias sobre saúde e qualidade de vida.

A prova que terá transmissão ao vivo, tem o objetivo de desenvolver a modalidade no país e será realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Trata-se de um percurso praticamente plano e rápido, com alguns dos trechos que foram usados nos Jogos Pan-Americanos de 2007. As equipes poderão dar assistência aos seus atletas, no esquema de caravana, como acontece nas grandes provas. Serão 11 voltas no masculino, totalizando 110 km de corrida, enquanto no feminino serão cinco voltas, ou 50 km.

O intuito do HCor ao participar de eventos desse tipo é orientar os esportistas quanto à prática correta de atividades físicas. No caso do ciclismo, que envolve diversas articulações do corpo, principalmente as inferiores, é importante o atleta seguir um ritmo de treinamento que envolva disciplina, técnica, conhecimento dos limites do corpo e prevenção de lesões.

“É importante que as pessoas procurem um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Saber quais os limites do corpo e o nível de condicionamento físico ajuda em uma atividade prolongada e saudável, além disso, através da prevenção é possível identificar eventuais fatores de risco que não causam sintomas. No HCor temos o serviço de check-up para os esportistas e também para atletas profissionais, com o que há de mais moderno em medicina esportiva no acompanhamento de cada caso”, salienta Dr. César Jardim, cardiologista do Hospital do Coração.

Para um bom exercício o especialista dá algumas dicas que podem auxiliar nas práticas seguras das atividades físicas:

  • Alongue a parte posterior da coxa panturrilha, quadríceps e músculos anteriores da perna. Além de melhorar o desempenho na corrida, ativa a circulação;
  • Atenção para postura: mantenha as costas retas e o corpo levemente inclinado para frente;
  • Os joelhos não podem ultrapassar a linha dos quadris;
  • Utilize roupas leves e um tipo de tênis adequado ao exercício;
  • Utilize equipamentos de segurança como, por exemplo, capacete, joelheiras e cotovelerias para evitar lesões no caso de queda.


Anote na agenda:

XII Copa América de Ciclismo com a participação do HCor
Dia: 8 de janeiro
Horário: A partir das 7h30
Endereço: Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas) – Avenida Infante Dom Henrique, nº75, Bairro Glória – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – ao lado do M.A.M (Museu de Arte Moderna)