Cursos PROADI-SUS

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Capacitação Multiprofissional em Terapia Nutricional no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS

A Terapia Nutricional tem apresentado grande evolução, caminhando paralelamente aos avanços da medicina, com inúmeros resultados na prática clínica. Estes avanços ocorrem graças à contribuição de profissionais da área multiprofissional, com o objetivo de detectar precocemente os riscos de desnutrição e utilizar métodos terapêuticos para a recuperação do estado nutricional.

A desnutrição intra-hospitalar tem sido um dos grandes desafios para os profissionais da área da saúde multiprofissional. Diferentes estudos epidemiológicos demonstram uma prevalência de 20% a 50%, tendo consequências clínicas e funcionais negativas e altas taxas de morbimortalidade, além da readmissão hospitalar e tempo de hospitalização em comparação aos pacientes bem nutridos.

As portarias em Terapia Nutricional garantem a normatização de inúmeros procedimentos e recomendam a condição formal e obrigatória de uma equipe multiprofissional para a execução, supervisão e avaliação permanentes em todas as suas etapas, além de estabelecer as boas práticas de preparação e administração da terapia.

Diante da complexidade desta terapia, torna-se necessário o comprometimento e a capacitação de uma equipe multiprofissional para garantir sua eficácia e a segurança no cuidado desses pacientes.

Objetivos do curso:

  • Promover a capacitação dos profissionais de Equipes Multiprofissionais de Terapia Nutricional (EMTN) na utilização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos na manutenção ou recuperação do estado nutricional, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Principais temas abordados

  • Módulo I – Políticas e Normatizações em TN: Cenário SUS, Desnutrição hospitalar no Brasil, Legislações vigentes em TNE e TNP, Papel da EMTN;
  • Módulo II – Avaliação e condutas em TN: Triagem nutricional adulto e pediátrico, Avaliação nutricional adulto e pediátrica, Tipos e critérios de decisão / seleção de TNE e TNP, Fórmulas enterais e parenterais e necessidades de macronutrientes, líquidos, vitaminas e minerais, lactário, sala de coletas de leite humano e processos;
  • Módulo III – Manejo e monitoramento da TN: Acessos enterais e intravenosos, Bombas de infusão e acessórios, Formas de administração, Prescrição, administração e monitoramento, Complicações e condutas;
  • Módulo IV – Terapia nutricional em diferentes condições/ patologias: Doenças do aparelho digestório, Doenças neurológicas, Trauma, jejum, queimados, Oncologia, Cardiologia, Senilidade, Senescência, Prematuridade, Enterocolite, Pneumonia, Cardiopatia congênita;
  • Módulo V – Gestão da Qualidade em TN: Indicadores de qualidade, Gerenciamento de riscos e eventos adversos em TNE e TNP, Planejamento educacional.

Carga horária: 40h EAD e 16h presenciais.

Público-alvo: Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, dentre outros) que atuam na rede pública de saúde, dos estados definidos pelo Ministério da Saúde

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PARA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES DECORRENTES DA SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA E OUTRAS ETIOLOGIAS

A partir da ação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, as estratégias de estimulação precoce têm o objetivo de ajudar os profissionais da Atenção à Saúde no trabalho de estimulação às crianças de zero a 3 anos de idade com microcefalia e, portanto, com alterações, ou potenciais alterações, no desenvolvimento neuropsicomotor e em seus efeitos relacionais e sociais (BRASIL, 2016).

Entendemos ainda a importância de facilitar a aquisição de habilidades para o manejo da estimulação precoce aos familiares e cuidadores, assim, além da capacitação em modalidade à distância para os profissionais, é oferecido um curso presencial para multiplicadores (profissionais). Estes, como estão mais próximos do atendimento direto, prepararão familiares e cuidadores para o cuidado com as crianças.

Objetivos do curso:

Capacitar profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos com quadro suspeito ou confirmado de Síndrome Congênita do zika vírus (SCZv).

Principais temas abordados no Curso em EAD:

  • Módulo 01 – Estimulação Precoce de Bebês: Estimulação precoce: por que e para quê? / A chegada do bebê com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
  • Módulo 02 – A equipe multiprofissional no contexto do cuidado: Contexto do cuidado / Avaliando a criança
  • Módulo 03 – Avaliando e Estimulando: sensorial e cognição: Avaliando e Estimulando: Sensorial / Avaliando e estimulando: cognição
  • Módulo 04 – Avaliando e estimulando: orofacial e motor: Avaliando e estimulando: orofacial / Avaliando e estimulando: motor
  • Módulo 05 – Ações especiais: Uso de Tecnologias
  • Público-alvo: O projeto tem dimensão nacional, abrangendo Regiões Metropolitanas e Municipais. O público-alvo compreende de profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica e Especializada de Saúde no âmbito do SUS.
  • Carga horária:
    Curso EAD: 40h.
    Oficina de Multiplicadores: 16h – Pré requisito: realização do Curso EAD.
  • Edital e Inscrições

    Unidades