Cursos PROADI-SUS

Cursos PROADI-SUS

Cursos PROADI-SUS

Capacitação Multiprofissional em Terapia Nutricional (EMTN) no âmbito do SUS – curso GRATUITO, modalidade a distância (EaD)

A Terapia Nutricional tem apresentado grande evolução, caminhando paralelamente aos avanços da medicina, com inúmeros resultados na prática clínica. Estes avanços ocorrem graças à contribuição de profissionais da área multiprofissional, com o objetivo de detectar precocemente os riscos de desnutrição e utilizar métodos terapêuticos para a recuperação do estado nutricional.

A desnutrição intra-hospitalar tem sido um dos grandes desafios para os profissionais da área da saúde multiprofissional. Diferentes estudos epidemiológicos demonstram uma prevalência de 20% a 50%, tendo consequências clínicas e funcionais negativas e altas taxas de morbimortalidade, além da readmissão hospitalar e tempo de hospitalização em comparação aos pacientes bem nutridos.

As portarias em Terapia Nutricional garantem a normatização de inúmeros procedimentos e recomendam a condição formal e obrigatória de uma equipe multiprofissional para a execução, supervisão e avaliação permanentes em todas as suas etapas, além de estabelecer as boas práticas de preparação e administração da terapia.

Diante da complexidade desta terapia, torna-se necessário o comprometimento e a capacitação de uma equipe multiprofissional para garantir sua eficácia e a segurança no cuidado desses pacientes.

O Instituto de Ensino do Hospital do Coração de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI), em parceria com a Coordenação de Média e Alta Complexidade (CGMAC), Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) e Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde informa que estão abertas as inscrições para o curso “Capacitação Multiprofissional em Terapia Nutricional (EMTN) no âmbito do SUS, modalidade a distância (EaD)”. Otimize o seu tempo acessando o curso em qualquer lugar onde você esteja, sem data/ horário marcados, e sem a necessidade de sincronizar os seus estudos com outros participantes. Não perca esta oportunidade de fazer este curso gratuito, totalmente a distância e de alta qualidade!

Público-alvo: profissionais com nível superior em uma das seguintes áreas (Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Medicina).

Carga horária: 40 horas.

Objetivos do curso: ao final do curso, o participante será capaz de:

  • Conhecer as políticas e normatizações em EMTN;
  • Reconhecer o papel da EMTN na área hospitalar;
  • Compreender os processos de triagem nutricional, avaliação e condutas em TNE/TNP;
  • Reconhecer os principais tipos de acessos, equipamentos e acessórios utilizados em TNE/TNP;
  • Realizar o acompanhamento de pacientes em uso de TNE/TNP;
  • Prescrever a TNE/TNP para pacientes portadores de diferentes patologias;
  • Conhecer os princípios da gestão da qualidade em TN.

Conteúdo: o curso está organizado em cinco módulos, à saber:

  • Módulo 01 – Políticas e Normatizações em Terapia Nutricional (TN): Cenário SUS, Desnutrição hospitalar no Brasil, Legislação vigente em TNE e TNP, Papel da EMTN.
  • Módulo 02 – Avaliação e condutas em TN: Triagem nutricional de adulto e pediátrica, Avaliação nutricional de adulto e pediátrica, Tipos e critérios de decisão/ seleção de TNE e TNP, Fórmulas enterais e parenterais e necessidades de macronutrientes, líquidos, vitaminas e minerais, Lactário, sala de coleta de leite humano e processos.
  • Módulo 03 – Manejo e monitoramento da TN: Acessos enterais e intravenosos, Bombas de infusão e acessórios, Formas de administração, Prescrição, administração e monitoramento, Complicações e condutas.
  • Módulo 04 – Terapia nutricional em diferentes condições/patologias: Doenças do aparelho digestório, Doenças neurológicas,Trauma, jejum, queimados; Oncologia, Cardiologia, Senilidade, senescência, Prematuridade, Enterocolite, Pneumonia, Cardiopatia congênita.
  • Módulo 05 – Gestão da qualidade em TN: Indicadores de qualidade, Gerenciamento de riscos e eventos adversos em TNE e TNP, Planejamento educacional.
  • Módulo 06 – TN em diabetes, TN em obesidade, TN em pré e pós transplante, TN em insuficiência de órgãos.

Período de inscrições: 13 a 18 de setembro de 2017.

Período do curso: 20/09/17 à 24/11/17.

Modalidade: totalmente a distância (EaD).

Para mais informações sobre o curso, acesse aqui.
Dúvidas? entre em contato conosco pelo e-mail: cctn@hcor.com.br

Inscreva-se!

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PARA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES DECORRENTES DA SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA E OUTRAS ETIOLOGIAS

A partir da ação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, as estratégias de estimulação precoce têm o objetivo de ajudar os profissionais da Atenção à Saúde no trabalho de estimulação às crianças de zero a 3 anos de idade com microcefalia e, portanto, com alterações, ou potenciais alterações, no desenvolvimento neuropsicomotor e em seus efeitos relacionais e sociais (BRASIL, 2016).

Entendemos ainda a importância de facilitar a aquisição de habilidades para o manejo da estimulação precoce aos familiares e cuidadores, assim, além da capacitação em modalidade à distância para os profissionais, é oferecido um curso presencial para multiplicadores (profissionais). Estes, como estão mais próximos do atendimento direto, prepararão familiares e cuidadores para o cuidado com as crianças.

Objetivos do curso:

Capacitar profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos com quadro suspeito ou confirmado de Síndrome Congênita do zika vírus (SCZv).

Principais temas abordados no Curso em EAD:

  • Módulo 01 – Estimulação Precoce de Bebês: Estimulação precoce: por que e para quê? / A chegada do bebê com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
  • Módulo 02 – A equipe multiprofissional no contexto do cuidado: Contexto do cuidado / Avaliando a criança
  • Módulo 03 – Avaliando e Estimulando: sensorial e cognição: Avaliando e Estimulando: Sensorial / Avaliando e estimulando: cognição
  • Módulo 04 – Avaliando e estimulando: orofacial e motor: Avaliando e estimulando: orofacial / Avaliando e estimulando: motor
  • Módulo 05 – Ações especiais: Uso de Tecnologias
  • Público-alvo: O projeto tem dimensão nacional, abrangendo Regiões Metropolitanas e Municipais. O público-alvo compreende de profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica e Especializada de Saúde no âmbito do SUS.
  • Carga horária:
    Curso EAD: 40h.
    Oficina de Multiplicadores: 16h – Pré requisito: realização do Curso EAD.
  • Lista de Aprovados na 1ª Fase, clique aqui.
  • Inscrições Prorrogadas até dia 04/08/2017.
  • Envio de Documentos até 09/08/2017.
  • Lista de Aprovados na 2ª Fase, clique aqui.

Edital de Retificação nº 1 de 03/08/2017

Edital e Inscrições

Unidades