Associação do Sanatório Sírio comemora 100 anos

Centenário da mantenedora do HCor foi celebrado com evento no Clube Atlético Monte Líbano, que contou com a presença de mais de 800 convidados

100 Anos Sanatório Sírio

No mês de março, o Clube Atlético Monte Líbano foi palco de uma comemoração histórica: 100 anos da Associação do Sanatório Sírio. O evento para celebrar o centenário da mantenedora do HCor reuniu mais de 800 convidados, com a presença de autoridades, diretoras e voluntárias, corpo clínico e superintendentes do HCor, representantes da Marinha e Aeronáutica, entre outras personalidades e colaboradores da instituição.

Na ocasião, a Diretora-Presidente da Associação do Sanatório Sírio, Sra. Théa Trabulse Namour, expressou seu sentimento de gratidão por estar à frente desta grande missão e também enalteceu os feitos da instituição. “São 100 anos de um grande projeto que impulsiona o desenvolvimento da saúde no País”, celebra Théa.

O Superintendente Corporativo do HCor, Antonio Carlos Kfouri, destacou o empenho, dedicação e carinho deste grupo de senhoras que, nestes 100 anos, dedicou-se para transformar o HCor no complexo hospitalar que é hoje. “Os tempos mudaram, mas o desejo de ajudar ainda continua presente nos corações. Este grupo de senhoras enfrentou muitos conflitos e adversidades, mas com garra e determinação conseguiu criar valores que são os pilares da nossa Instituição”, afirma Kfouri.

 

Um centenário dedicado às ações sociais e à saúde

100 Anos Sanatório sírio

Toda esta história de dedicação da Associação do Sanatório Sírio tem início em 1918, graças a um grupo de senhoras da comunidade árabe, que cria o Refúgio dos Órfãos, para auxiliar imigrantes pobres e crianças órfãs da Primeira Guerra Mundial. Em 1947 é inaugurado o Sanatório Sírio na cidade de Campos do Jordão para o tratamento de doenças torácicas. Em 1961, decidem construir um hospital dedicado a cirurgia torácica na cidade de São Paulo. A estrutura básica foi concluída em 1967, graças ao empenho da Sra. Nabiha Abdalla Chohfi, que organizou seguidas campanhas de arrecadação de recursos. O HCor – Hospital do Coração foi inaugurado em 1976, sob direção geral do Dr. Adib Jatene, que convenceu a alterar o projeto original para um hospital dedicado a cirurgia cardíaca, devido a carência de hospitais com esse perfil.