Qualidade e segurança

Qualidade e segurança

Qualidade e segurança

Qualidade é o resultado de processos e pessoas trabalhando em conjunto, orientados para atender às expectativas e resultados no atendimento e tratamento dos nossos pacientes e familiares.

Acreditamos que os pacientes possam tomar melhores decisões sobre a sua saúde, se tiverem informações precisas. Um corpo clínico de multiprofissionais capacitados, comprometidos com os mais elevados padrões de normas, processos de segurança e qualidade, embasados nas melhores evidências científicas.

Nossos processos são acompanhados por medidas de desempenho clínico, possibilitando a comparação de nossos resultados com as melhores instituições de saúde do mundo.

O conjunto de dados e informações são monitorados continuamente, permitindo a implantação de melhorias que mitigam e garantam a constante busca pela qualidade, segurança e desfechos assistenciais.

Esta busca por processos de melhorias levou o hospital a conquistar a Acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI) pela primeira vez em 2006 e ela vem sendo renovada a cada três anos. Em 2016, conquistamos o 4º ciclo da Acreditação Hospitalar, evidenciando o crescimento, maturidade e cultura institucional sustentada e confiável, colocando o HCor como um hospital de excelência nacional e reconhecido internacionalmente.

Nosso objetivo é aderir universalmente às práticas e diretrizes de qualidade e segurança, a fim de reduzir os desvios de nossos processos ao menor nível possível.

Histórias de melhorias

Áreas clínicas:
O HCor, alinhado às recomendações internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outras agências internacionais de fomento à qualidade, certificou pela Joint Commission International (JCI) os programas clínicos de Insuficiência Cardíaca (IC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Qualidade e segurança: compromissos do HCor
Os programas clínicos contam com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, gerontólogos, e assistente social, que proporciona aos pacientes e à família cuidado e acompanhamento integrais.

Os programas visam orientar pacientes e familiares a gerenciarem a doença, garantindo a continuidade do cuidado pós-alta, com resultados expressivos na melhora dos hábitos de vida, aumentando a qualidade de vida dos pacientes.

Seguindo esta responsabilidade, toda a estrutura do Modelo Assistencial está organizada em linhas de cuidado e protocolos clínicos gerenciados:

  • Programa de Artroplastia de Joelho e Quadril;
  • Programa de Cuidados Paliativos;
  • Protocolos gerenciados de: Septicemia, Acidente vascular Cerebral, Tromboembolismo Venoso, entre outros.

Estas são as características do HCor, que mantém a empatia com o paciente e o familiar, como uma marca ao longo de sua história. Preserva um corpo de profissionais que amam sua atividade e sua instituição, o que é comprovado na pesquisa de cultura e segurança aplicada anualmente.

Nossa competente e dedicada equipe de profissionais está constantemente à procura de maneiras de fazer melhor, não importa o quão bem nós já fazemos o que fazemos. E descobertas científicas e novas metas de qualidade e segurança são nosso desafio constante, nos mantendo em um status de permanente atenção e evolução.

Unidades