ART

ART

ART

Estudo clínico randomizado que avalia o efeito da manobra de recrutamento alveolar máximo associada à PEEP titulada versus estratégia padrão (ARDSNet) na mortalidade de pacientes com SARA

Com o objetivo de determinar se uma intervenção relativamente simples e sem custos adicionais (recrutamento alveolar máximo associada à PEEP titulada) é capaz de aumentar em 28 dias a sobrevida de pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SARA) moderada/grave, em comparação ao tratamento convencional (estratégia ARDSNet). O projeto ART tem como público alvo pacientes com SARA moderada/grave que estão intubados, sob ventilação mecânica e internados em unidades de terapia intensiva.

A incidência anual de SARA é de 58,7 casos por 100.000 pessoas a cada ano. Entre os pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de 10% a 15% deles apresentam predisposição à SARA.

O projeto abrange hospitais de todas as regiões brasileiras e quase todos os estados participam do estudo ART. Além do Brasil, participam atualmente do estudo os seguintes países: Colômbia, Portugal, Espanha, Itália, Polônia e Malásia. Os resultados do estudo serão imediatamente aplicáveis a pacientes com SARA em todas as UTIs do Brasil e internacionais.

Unidades