• BLESS - Projetos PROADI-SUS | HCor - Hospital do Coração
    BLESS

    BLESS

    BLESS

    Proposta de Estudo da Viabilidade da Estimulação Elétrica Contínua Bilateral do Hipotálamo Ventro-Medial em Indivíduos Obesos Mórbidos

    O estudo BLESS tem o objetivo de identificar potenciais efeitos adversos da estimulação elétrica em pacientes obesos mórbidos. O foco está no desenvolvimento de uma nova modalidade terapêutica cirúrgica para o tratamento de obesidade mórbida, baseada em um método reversível a ser empregado no tratamento de desordens do movimento e outras indicações.

    O número de pessoas classificadas com obesidade mórbida, definida como índice de massa corpórea (IMC) maior que 40, dobrou nos últimos 20 anos. No Brasil, sobrepeso e obesidade são observados com alta frequência a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras.

    A cada três crianças de 5 a 9 anos, uma está acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Os participantes deste estudo possuem diagnóstico de obesidade mórbida (apresentam IMC maior que 40) e não se submeteram à cirurgia bariátrica ou são pacientes que já realizaram a cirurgia bariátrica e, devido à falha terapêutica, apresentam IMC maior que 35.

    O projeto abrange a área metropolitana de São Paulo.

    Unidades