DICA BR

DICA BR

DICA BR

Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular: Um Ensaio Clínico Randomizado

O programa trabalha com recomendações nutricionais das principais Diretrizes brasileiras para tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares (DCV) em uma orientação nutricional fácil e acessível aos pacientes.

O objetivo é proporcionar ao SUS uma estratégia de orientação nutricional (Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor) que seja prática e eficaz na prevenção secundária de eventos cardiovasculares maiores. Uma ferramenta de educação nutricional que poderá ser amplamente utilizada no país.

As doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa de mortalidade em ambos os sexos no Brasil e no Mundo (respectivamente 31,5% e 30,5%) e o custo no tratamento dessas doenças é alto. No Brasil, o gasto anual por paciente cardiopata é estimado em aproximadamente R$ 9.000,00, incluindo gastos com medicamentos, atendimentos médicos de urgência e ambulatoriais, seguro desemprego e outros auxílios ao trabalhador.

O programa é voltado a pacientes de ambos os sexos com idade igual ou superior a 45 anos que sofrem de aterosclerose manifesta (doença arterial coronariana, doença cerebrovascular ou doença arterial periférica) e abrange o território nacional.

Unidades