Apresentação


Bem-vindos à terceira edição da Galeria Médica, uma homenagem aos médicos que desempenharam, e ainda desempenham, um papel essencial no avanço da medicina em nosso hospital. Esses profissionais, com suas habilidades técnicas e humanas excepcionais, impactaram profundamente a sociedade, colegas e pacientes, além de inspirarem gerações.


Nesta edição, celebramos suas contribuições e trajetórias de vida com conteúdos exclusivos e fotos inéditas, reconhecendo suas realizações que transcendem consultórios e salas cirúrgicas, transformando incontáveis vidas.

Conheça os médicos homenageados

Dra. Ieda Biscegli Jatene

Cardiologista e Cardiopediatria

Dra. Ieda Biscegli Jatene

Desde menina, sabia o que queria: estar ao lado do pai, partilhar seu mundo e, assim, cuidar de pessoas. Aprendeu com Aurice e Anice, mãe e avó, que delicadeza aliada à coragem transforma fios soltos em uma obra inteira.

Na medicina, costurou dedicação e disciplina, firmeza e ternura. Escolheu a cardiopediatria porque ali borda ciência e humanidade. Faz a diferença onde cada criança representa cuidado e esperança.

Sua história se entrelaça com a do Hcor. Foi alinhavando caminhos, abrindo portas, cuidando de gerações com a precisão de quem conhece cada ponto e com a sensibilidade de quem sabe que cada vida é única. Enfrentou alguns rasgos e dores. Em silêncio, viveu batalhas internas, e transformou cicatrizes em novas forças. Como nas colchas que cria, foi capaz de unir as partes e seguir inteira.

Mãe de Paulo e Marcela, avó de Miguel, Ana Clara e Gustavo, amor de Binder, é artesã de fios e tecidos. Estende seu patchwork da vida com ternura e cor. Desata nós com seu sorriso largo, generoso e inconfundível. E vai além: na medicina, na família e nas histórias que costura com amor.

Uma vida inteira dedicada a cuidar — ponto a ponto, gesto a gesto — do mais resistente dos tecidos: o da humanidade.

Clique na foto para ver a legenda

Dr. José Carlos Pachón Mateos

Cardiologista e Eletrofisiologista

Dr. José Carlos Pachón Mateos

Filho de Carlos e Josefa que, jovens, acreditaram no Brasil como futuro. Nasceu em Sevilha e cedo cruzou o oceano. Trouxe os traços de luta da Espanha e, daqui, herdou o chão fértil para sonhar e construir. Cresceu entre as linhas firmes dos projetos do pai e a ternura discreta da mãe. Aprendeu que a vida se desenha entre cálculos e afetos.

Foi em Minas, celeiro das artes sacras, que a família fez abrigo. Por lá, desenhou seu destino. Se Carlos projetava obras de arquitetura, o filho passou a sonhar em projetar obras de vida. Do fascínio pela inventividade nasceu sua paixão. E, a partir dela, passou a ouvir os ritmos invisíveis e a corrigir os compassos do coração.

Pelo caminho, encontrou mestres como Adib e Décio, que acenderam luzes e abriram portas. Uniu invenção e cuidado. Criou técnicas que ecoaram pelo mundo e vestiu a medicina com a ousadia de quem nunca se apequena diante do desconhecido. Pelo contrário. Alimenta-se dele.

Ao lado de Maria Zélia, construiu não apenas uma família, mas um terreno fértil onde sua paixão pela medicina teve eco. Agora em Carlos Thiene, Karen e Suzi. Legado de amor e vocação.

É a soma de raízes profundas e horizontes infinitos. Vive em plenitude. Para ele, o futuro não é promessa: é algo que se cria todos os dias, com as próprias mãos.

Clique na foto para ver a legenda

Dra. Leda Daud Lotaif

Nefrologista

Dra. Leda Daud Lotaif

Desde cedo, a vida não lhe deixou espaço para dúvidas. Enquanto outras crianças brincavam de boneca, ela cuidava. Era médica das bonecas. A vocação nasceu com ela — acelerada, intensa, incontornável. Ousada. Com coragem e determinação de Gilberto e Laís. Com traços de Rosinha.

A medicina foi sua estrada, e ela percorreu cada curva em ritmo próprio. Estudiosa, incansável, não se deteve diante das jornadas de domingo a domingo. Por aqui, deixou marcas de pioneirismo e inovação. Liderou cedo, com coragem e disciplina, transformando o cuidado em ciência e a ciência em arte.

Na vida, o destino também parecia correr. Conheceu Ricardo. No primeiro encontro, veio o pedido de casamento. No ano seguinte, às 8h18 de 8/8/88, disse sim para sempre. Da união veio Marina. E de Marina, Gabriel Henrique — o neto que hoje acelera seu coração de um jeito doce e sereno.

Entre esportes, viagens, o som do piano e da flauta, ela encontra harmonia no movimento. Porque Leda nunca foi de parar. Foi feita para avançar, ensinar, cuidar. Para viver em intensidade. Em seu compasso acelerado, transforma cada instante em vida.

Clique na foto para ver a legenda

Dr. Ricardo Pavanello

Cardiologista

Dr. Ricardo Pavanello

Veio de uma casa onde cabia o mundo. Do pai, Ettore, militar italiano, sobrevivente de guerra, herdou coragem, disciplina e, principalmente, humanidade. Da mãe, Vanda, força e doçura de quem constrói a vida com as próprias mãos. De ambos, o estímulo de olhar a vida por diferentes lentes.

Ainda criança, a vida o levou a Salvador. Por lá, descobriu que queria cuidar das pessoas. Cuidar de gente. Primeiro, quase psicólogo. Depois, integralmente médico. Sua vocação definitiva.

Entre batalhões do Exército, salas de UTI e grandes mestres da cardiologia, escreveu sua história com competência e entrega. Entre importantes trincheiras, o Hcor foi casa e missão. Por aqui, construiu e solidificou caminhos e contribui a moldar o futuro.

Há nele muito mais que farda e ciência. Há o coração generoso que gosta de samba e de gente. Há o pescador que, diante da água, encontra silêncio, fé e sabedoria. Há o marido de Márcia, pai de Bruna, que vê na família a razão maior de tudo.

Condecorado pelos homens e pela vida. Forjado pela disciplina, movido pela humanidade. A mesma de Ettore. Um brilhante cardiologista que nunca se fez apenas de técnica, mas, sobretudo, de coração.

Clique na foto para ver a legenda
Acesse a primeira edição da Galeria Médica Acesse a segunda edição da Galeria Médica