x
 

Ciência a favor da vida


 

Atividade física ajuda a prevenir câncer

A tecnologia e os avanços científicos decretaram que, quanto mais cedo se descobre um tumor, maiores são as chances de cura. Com tratamentos mais humanizados e menos invasivos, é possível preservar a qualidade de vida do paciente oncológico e gerar menos desgaste na recuperação.

O assunto principal desta edição da Revista HCor Saúde trata justamente deste tema. O novo arsenal de medicamentos, imunoterapia, marcadores moleculares e cirurgia minimamente invasiva para enfrentar os 600 mil novos casos de cânceres estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para este ano.

Como cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados com a adoção de um estilo de vida saudável, a edição também aborda a prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão na infância. Exercícios e boa alimentação praticados desde cedo acabam se tornando hábitos que serão benéficos para toda vida.

Na seção entrevista, o Dr. Felix Ramires, cardiologista e coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca do HCor, conta sobre as evoluções nos tratamentos e a terceira certificação da Joint Commission International (JCI) conquistada pelo hospital nesta área.

Veja também uma matéria sobre como prevenir dores na coluna, considerada a segunda causa de queixas de dor nos consultórios médicos, ficando atrás somente da dor de cabeça. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população mundial teve ou terá um episódio de dor na coluna ao longo da vida.

Destaque para a matéria sobre o impacto da depressão na saúde, em que a adoção de terapias para combater a doença pode auxiliar na significativa diminuição dos riscos para a saúde e o Programa de Infarto Agudo do Miocárdio, que reduziu o tempo médio de atendimento de 130 para 60 minutos e conquistou pela terceira vez o certificado internacional de qualidade da JCI.

Também nesta edição, uma panorâmica sobre os estudos TREAT e SECURE, coordenados pelo IEP HCor, que avaliaram a eficácia de medicamentos na prevenção de eventos cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio. Na mesma matéria uma entrevista com o novo Superintendente de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. José Eduardo Krieger.

Por fim, a participação da triatleta transplantada, Patrícia Fonseca, no Transplant Games of America (TGA). Patrocinada pelo HCor, ela conquistou medalha de ouro na categoria triatlo com provas de 500 metros de natação, 20km de ciclismo e 1,5 km de corrida.

Boa leitura!