Pneumologia

Pneumologia

Pneumologia

O HCor estruturou um amplo e gabaritado serviço de pneumologia, com equipes multidisciplinares e alta tecnologia, para investigar e tratar diversas patologias das vias aéreas.

No atendimento de urgência, recebe pacientes com falta de ar, tosse e infecções, como pneumonia e embolia pulmonar, além de casos graves de insuficiência respiratória quando houver necessidade de oxigênio ou ventilação artificial.
Por meio de alguns exames, com destaque para a espirometria (que mede a capacidade de movimentação do ar durante a respiração), é possível realizar acompanhamento de casos de pacientes com problemas pulmonares, como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – bronquite, enfisema), fibrose, entre outros, que afetam de alguma maneira o pulmão e, consequentemente, as vias respiratórias.

O serviço também está atrelado ao Programa de Cessação do Tabagismo e ao atendimento clínico e cirúrgico de pacientes com câncer de pulmão e hipertensão pulmonar.

Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica

O HCor possui um dos mais completos serviços de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do país. Um grande diferencial do programa é a abordagem, com envolvimento direto das áreas de pneumologia, cardiologia, fisiatria, nutrição, psicologia, enfermagem, fisioterapia e educação física.

O programa auxilia o paciente que sofreu, por exemplo, um infarto do miocárdio, além de atuar como elemento de prevenção e redução de casos desse tipo.

O atendimento também contempla pacientes pulmonares crônicos,

que se beneficiam dos programas de reabilitação.

Centro de Medicina do Sono

Atuando por meio da integração de diversas áreas sob a chancela do serviço de pneumologia, o HCor inaugurou o Centro de Medicina do Sono em 2009. Ele é destinado ao diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva, que afeta a qualidade de vida do paciente e das pessoas de seu convívio.

HCor Pneumologia
O serviço conta com o que há de mais avançado em técnicas terapêuticas na investigação de diversas patologias.

É possível realizar também o pioneiro check-up do sono, que investiga possíveis distúrbios com o cruzamento dos resultados de exames de eletroencefalograma e eletrocardiograma, e observação de variáveis: posição do corpo, ronco, respiração e movimento de pernas.

Para saber mais, assista ao vídeo sobre Pneumologia abaixo:

Unidades